Categories: Uncategorized

Agora tem que pagar!

Como se tivessem combinado, Apple e Google anunciaram quase simultaneamente seus novos planos para cobrança dos conteúdos acessados. Agora, vai custar mais caro fazer, por exemplo, assinatura de um jornal ou revista para ler no iPad. A Apple vai ficar com 30% do valor pago, e se a editora não quiser aumentar o preço terá que se contentar com 70%. Já a Google vem com menos sede a esse pote: cobrará “apenas” 10%.

No momento em que os principais veículos de comunicação do planeta montam esquemas para cobrar pelo seu conteúdo online, essa postura das duas empresas mais importantes do setor pode virar o jogo. Talvez Steve Jobs já soubesse de tudo isso quando lançou o iPad e deixou que todo mundo criasse seus aplicativos; talvez não. O fato é que o tablet é um sucesso tão avassalador que Jobs está não apenas com a faca e o queijo, mas também a goiabada e todos os demais pratos da mesa nas mãos. Quem quiser brincar com ele, agora, vai ter que aceitar as regras do dono da bola (e olhem que o homem está doente, trabalhando de casa e decidindo as coisas pelo telefone…)

Por incrível que pareça, a Google pode ser a salvação dos jornais e revistas. Com o Android crescendo como está, e o enorme poder que já tem através de seu mecanismo de buscas, a empresa pode ser uma boa opção à Apple, e cobrando um “pedágio” menor. Resta saber agora como irão reagir os grandes jornais e revistas. Quem já leu uma revista pelo iPad sabe bem a força dessa mídia; se os tablets com Android e Windows 7 conseguirem passar a mesma experiência, talvez o jogo mude.

Mas não é o que parece.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Como o Kindle o e-reader da Amazon ele poderia ser usado para vender edicoes digitais de jornais e revistas. .Conteudo pago e gratuito de midias para iPad.Os efeitos do iPad sobre as empresas de midia se estendem bem alem da sua tela.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago