Categories: Uncategorized

Gerando empregos, no Uruguai

Diz o site Convergência Digital: empresa brasileira produz conversores de TV Digital no Uruguai. A empresa chama-se Eletropartes e está investindo US$ 7,5 milhões no projeto. O país vizinho decidiu no ano passado adotar o padrão nipo-brasileiro ISDB-T, assim como a maioria dos países sul-americanos. O governo brasileiro empenhou-se ferozmente para convencer seus vizinhos (e também os africanos) a tomarem esse caminho; dizem até que rolou muita grana nos bastidores. A ideia era gerar uma economia de escala e, com isso, baratear os conversores. Agora, uma empresa brasileira vai produzir o conversor lá fora? Por que não produz aqui? Não tem algo de errado nessa história?

Tem sim: lá fora (leia-se: em qualquer país) é mais barato e descomplicado montar uma empresa e fabricar o que quer que seja. O que está errado, pela enésima vez, é o sistema tributário brasileiro.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Não é só isto. Conheço bem o povo de lá e o daqui! Enquanto um trabalhador brasileiro vai ao trabalho para receber, e como não dá para levar nada de mão beijada, faz que trabalha, o uruguaio trabalha. Lá um empregado custa menos de 50% do seu salario em beneficios e aqui custa mais de 100%. Feriados? Atestados? Processos trabalhistas? Se eu tivesse dinheiro investiria no Uruguai e não no Brasil.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

5 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

1 mês ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

1 mês ago