Categories: Uncategorized

TV pública, no Brasil, é assim

Estudo recente do Departamento de Comunicação da Universidade de Nova York (NYU) levantou a situação das emissoras públicas de televisão em 15 países do Primeiro Mundo. A íntegra do documento está aqui, para quem quiser saber os detalhes, mas o que me parece mais significativo – para nós, do Terceiro Mundo – é comparar a maneira como o tema é encarado aqui e lá.

Só para ilustrar, vejam alguns tópicos que preocupam os pesquisadores NYU:

*Na maioria dos países pesquisados, os canais públicos são vistos como muito importantes para informar a população e ajudá-la a cobrar melhores serviços do governo;

*As emissoras públicas devem se manter, tanto quanto possível, distantes dos governantes e dos anunciantes, principalmente em relação aos conteúdos que levam ao ar; as que conseguem isso são as mais confiáveis, para o público em geral;

*É importante que as TVs públicas sejam monitoradas por órgãos (conselhos) independentes e prestem contas regularmente de seus serviços.

Enquanto isso, no Brasil, pela enésima vez o Tribunal de Contas da União está apontando irregularidades na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), aquela que foi criada no governo Lula sob inspiração do ex-ministro Franklin Martins. A denúncia, agora, envolve “uso de documento falso e favorecimento” numa licitação para contratar serviços de digitalização de arquivos. E quem foi a favorecida? A Tecnet, onde trabalha Claudio Martins, filho do ex-ministro.

É para essas coisas que serve a TV Pública, certo?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

23 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago