Categories: Uncategorized

Gerações X, Y, Z…

Durante os debates do Programa de Certificação “Home Expert“, esta semana em São Paulo, um dos instrutores levantou a questão da mudança de comportamento dos consumidores conforme sua faixa etaria. Embora a maior parte dos chefes de família hoje, no Brasil, pertençam às chamadas Geração X (identificada como aqueles que nasceram entre o final dos anos 1960 e 1970) e Geração Y (final dos anos 70 até final dos 80), o pessoal que vem logo a seguir – e que os especialistas definem como Geração Z – está começando a dar as cartas quando se trata de decisões de compra. Quem tem filho adolescente ou pós-adolescente sabe bem do que estou falando.

O assunto gerou uma boa discussão no evento, até porque alguns participantes demonstraram nunca ter ouvido falar dessas classificações. Na verdade, são rótulos criados por estudiosos de marketing, que a partir de estatísticas (que podem ou não ser precisas) definem determinados tipos de conduta comuns entre pessoas de uma mesma faixa etaria. Nesta era multimídia, a repetição de hábitos e comportamentos é facilitada pela altíssima exposição das celebridades, que tendem a servir de modelo para o público em geral; esse processo se acentua conforme cresce a adesão às redes sociais, capazes de disseminar ideias (boas ou ruins) e atitudes.

Para quem precisa vender seu produto ou serviço, é imprescindível tentar entender essas mudanças, ainda que haja exceções às regras do marketing. Coincidentemente, o prof. Gil Giardelli, da Escolha Superior de Propaganda & Marketing (ESPM), que é um dos mais ativos pensadores das novas mídias no Brasil, publicou esta semana uma versão em português do estudo chamado “Como a Geração que Nasceu Online Está Mudando os Negócios”, realizado nos EUA pelo site Global Print Monitor. Mesmo sendo dados da realidade americana, são utilíssimos para quem quer entender a nova geração de consumidores, aquela que já nasceu sob o signo da internet.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

4 dias ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

4 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

1 mês ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

1 mês ago