Categories: Uncategorized

Assistindo 3D em telas maiores

Estamos avaliando, em nossa sala de testes, um dos melhores equipamentos lançados recentemente no Brasil: o kit Home Cinema 3D, da empresa paranaense Converge (assistam aqui a um vídeo). Trata-se de um pacote que inclui projetor, media center e dois pares de óculos ativos. Juntando uma tela de projeção, receiver e caixas acústicas, monta-se um belíssimo sistema de home theater 3D, que pode inclusive ser comandado via iPhone. Na comparação com os TVs 3D à venda no mercado, a diferença básica está no tamanho da tela: o projetor é compatível com telas de até 200 polegadas; estamos testando com uma de 84″, e o impacto é espetacular. Evidentemente, o tamanho da tela depende do tamanho da sala, mas a possibilidade de ampliar os efeitos tridimensionais a um nível até agora inédito no mercado brasileiro é, sem dúvida, um grande atrativo.

Outro diferencial está no media center que faz parte desse kit. Normalmente, para assistir a imagens 3D você precisa de um player Blu-ray compatível e de alguns discos; ou de um TV que faça a conversão 2D/3D a partir do sinal convencional da TV Digital. Vi até agora bem poucos televisores que executam bem essa tarefa. Já os players Blu-ray têm apresentado todos mais ou menos o mesmo padrão de qualidade. O problema é a falta de conteúdo: quase não existem vídeos 3D no Brasil, e mesmo no Exterior a oferta é insignificante. A solução encontrada pela Converge foi equipar seu media center com leitor de discos Blu-ray e memória suficiente para armazenar muitas horas de conteúdo 3D, além de conversor 2D/3D. Ao comprar o kit, o usuário já recebe alguns filmes gravados no aparelho, que podem ser acessados através de um menu facílimo de navegar. Se quiser, pode também comprar seus filmes 3D e copiá-los para a memória do media center, que chega a 2 terabytes (na versão top de linha).

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago