A tal película baseia-se no mesmo princípio dos protótipos de TVs 3D sem óculos já demonstrados em feiras internacionais. Trata-se de um filme feito de centenas de minúsculas lentes, que deixam passar 90% da luz e espalham os sinais em múltiplas direções. Com isso, melhora-se bastante o ângulo de visão: enquanto os displays atuais exigem que o usuário fique bem à frente, usando a Pic3D pode-se olhar a tela com variação de até 120 graus horizontais.
O acessório é compatível com Windows e iOS, o sistema operacional do iPhone e do iPad, mas não (por enquanto) com computadores MacIntosh nem smartphones Android. E só funciona (também por ora) com conteúdos em formato side-by-side, em que não se trabalha com alta definição. Segundo o fabricante, a película será vendida pelo equivalente a 25 dólares na versão para iPhone, chegando a US$ 185 para displays de 23″.
Sem ter visto o produto, arrisco um palpite: essa película é uma versão consumer daquela que é aplicada sobre os displays 3D sem óculos já lançados pela LG e pela Toshiba no mercado asiático e os demonstrados pela Philips na IFA 2010. Daqui a algumas semanas, saberemos as reações do público japonês.
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