Categories: Uncategorized

3D: uma película milagrosa

Os visitantes do evento 3D and Virtual Reality Expo, realizado semana passada em Tóquio, foram os primeiros a ver e experimentar algo chamado “Pic3D”. Não é exatamente um aparelho, mas uma película que pode ser sobreposta a displays de smartphones e monitores (até 23″) e assim transformá-los em… isso mesmo: em telas 3D. A novidade (foto) foi exibida pela empresa japonesa Global Wave, que promete lançá-la no mercado japonês em agosto (assistam a este vídeo).

A tal película baseia-se no mesmo princípio dos protótipos de TVs 3D sem óculos já demonstrados em feiras internacionais. Trata-se de um filme feito de centenas de minúsculas lentes, que deixam passar 90% da luz e espalham os sinais em múltiplas direções. Com isso, melhora-se bastante o ângulo de visão: enquanto os displays atuais exigem que o usuário fique bem à frente, usando a Pic3D pode-se olhar a tela com variação de até 120 graus horizontais.

O acessório é compatível com Windows e iOS, o sistema operacional do iPhone e do iPad, mas não (por enquanto) com computadores MacIntosh nem smartphones Android. E só funciona (também por ora) com conteúdos em formato side-by-side, em que não se trabalha com alta definição. Segundo o fabricante, a película será vendida pelo equivalente a 25 dólares na versão para iPhone, chegando a US$ 185 para displays de 23″.

Sem ter visto o produto, arrisco um palpite: essa película é uma versão consumer daquela que é aplicada sobre os displays 3D sem óculos já lançados pela LG e pela Toshiba no mercado asiático e os demonstrados pela Philips na IFA 2010. Daqui a algumas semanas, saberemos as reações do público japonês.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

5 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

4 semanas ago