Os visitantes do evento 3D and Virtual Reality Expo, realizado semana passada em Tóquio, foram os primeiros a ver e experimentar algo chamado “Pic3D”. Não é exatamente um aparelho, mas uma película que pode ser sobreposta a displays de smartphones e monitores (até 23″) e assim transformá-los em… isso mesmo: em telas 3D. A novidade (foto) foi exibida pela empresa japonesa Global Wave, que promete lançá-la no mercado japonês em agosto (assistam a este vídeo).

A tal película baseia-se no mesmo princípio dos protótipos de TVs 3D sem óculos já demonstrados em feiras internacionais. Trata-se de um filme feito de centenas de minúsculas lentes, que deixam passar 90% da luz e espalham os sinais em múltiplas direções. Com isso, melhora-se bastante o ângulo de visão: enquanto os displays atuais exigem que o usuário fique bem à frente, usando a Pic3D pode-se olhar a tela com variação de até 120 graus horizontais.

O acessório é compatível com Windows e iOS, o sistema operacional do iPhone e do iPad, mas não (por enquanto) com computadores MacIntosh nem smartphones Android. E só funciona (também por ora) com conteúdos em formato side-by-side, em que não se trabalha com alta definição. Segundo o fabricante, a película será vendida pelo equivalente a 25 dólares na versão para iPhone, chegando a US$ 185 para displays de 23″.

Sem ter visto o produto, arrisco um palpite: essa película é uma versão consumer daquela que é aplicada sobre os displays 3D sem óculos já lançados pela LG e pela Toshiba no mercado asiático e os demonstrados pela Philips na IFA 2010. Daqui a algumas semanas, saberemos as reações do público japonês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *