Categories: Uncategorized

Novos TVs não são mais TVs

A todo mundo que me pergunta qual o melhor televisor do mercado, atualmente respondo: aquele que oferece mais possibilidades de conexão e integração com outros aparelhos. Como já afirmamos aqui no passado (e agora a maioria dos fabricantes parece aceitar), as diferenças de desempenho entre os modelos à venda no mercado são pontuais; pequenos detalhes que podem agradar a este ou aquele usuário, mas que pouco influenciam na qualidade final de imagem.

A explicação, também já comentada neste espaço, é que a fabricação dos TVs, assim como de todos os produtos eletrônicos de consumo em alta escala, atualmente é terceirizada. Fornecedores chineses e taiwaneses se encarregam de produzir os componentes que abastecem todos os fabricantes, numa disputa insana e cada vez mais sustentada na agilidade e na velocidade de reposição. Assim, ganha quem consegue manter estoques em dia e atualizar-se mais rapidamente em termos de recursos para os novos aparelhos. A maioria das pessoas compra por impulso, impressionada mais pelo visual dos aparelhos do que propriamente por seu desempenho.

A rigor, isso não é de todo ruim. A questão – que todo comprador de TV precisa entender – é que esse aparelho já não é mais o que era; transformou-se numa espécie de portal doméstico, uma vitrine em que desfilam os mais diversos conteúdos: programas de televisão (aberta e fechada), filmes gravados em disco (DVD ou Blu-ray), fotos e vídeos gravados com uma câmera pessoal ou até mesmo com o celular, jogos, conteúdos transferidos do computador (diretamente ou via pen-drive) e agora também material acessado na internet através do próprio TV, sem necessidade de um PC para se ligar à rede de banda larga. A foto acima ilustra bem a “cara” que a maioria dos TVs terá a partir de agora.

Os TVs que estão chegando ao mercado são virtualmente capazes de reproduzir qualquer tipo de conteúdo, independente do formato e do dispositivo com que foi criado. A conexão pode ser com fio ou sem fio. No primeiro caso, tudo converge para o onipresente HDMI, que apesar dos bugs frequentemente relatados continua sendo o modo mais prático de transferir áudio e vídeo de alta definição. As conexões sem fio tendem a se popularizar, por serem mais práticas, embora não haja antídoto contra problemas de segurança e instabilidade na transmissão do sinal.

Não é mera coincidência que os principais fabricantes estejam destacando a variedade de conteúdos como diferencial em seus TVs. Cabe ao consumidor verificar duas coisas: a) os conteúdos realmente lhe interessam? e b) a navegação através deles é fácil, ou daquelas que nos deixam irritados quando queremos acessar algo e não encontramos no labirinto de menus?

Bem, esse assunto merece muito mais espaço. Voltaremos a ele nos próximos dias. E, se alguém aí tem dúvidas a respeito, fique à vontade para enviá-las. Tentaremos responder, na medida do possível.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

1 dia ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

3 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago