Categories: Uncategorized

3D: uma película milagrosa

Os visitantes do evento 3D and Virtual Reality Expo, realizado semana passada em Tóquio, foram os primeiros a ver e experimentar algo chamado “Pic3D”. Não é exatamente um aparelho, mas uma película que pode ser sobreposta a displays de smartphones e monitores (até 23″) e assim transformá-los em… isso mesmo: em telas 3D. A novidade (foto) foi exibida pela empresa japonesa Global Wave, que promete lançá-la no mercado japonês em agosto (assistam a este vídeo).

A tal película baseia-se no mesmo princípio dos protótipos de TVs 3D sem óculos já demonstrados em feiras internacionais. Trata-se de um filme feito de centenas de minúsculas lentes, que deixam passar 90% da luz e espalham os sinais em múltiplas direções. Com isso, melhora-se bastante o ângulo de visão: enquanto os displays atuais exigem que o usuário fique bem à frente, usando a Pic3D pode-se olhar a tela com variação de até 120 graus horizontais.

O acessório é compatível com Windows e iOS, o sistema operacional do iPhone e do iPad, mas não (por enquanto) com computadores MacIntosh nem smartphones Android. E só funciona (também por ora) com conteúdos em formato side-by-side, em que não se trabalha com alta definição. Segundo o fabricante, a película será vendida pelo equivalente a 25 dólares na versão para iPhone, chegando a US$ 185 para displays de 23″.

Sem ter visto o produto, arrisco um palpite: essa película é uma versão consumer daquela que é aplicada sobre os displays 3D sem óculos já lançados pela LG e pela Toshiba no mercado asiático e os demonstrados pela Philips na IFA 2010. Daqui a algumas semanas, saberemos as reações do público japonês.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

1 dia ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

3 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago