Categories: Uncategorized

O risco de quem arrisca

Alguém já disse que o capitalismo não tem alma. Descontando o fato de que o socialismo também não tem, é curioso observar o que vem acontecendo com algumas gigantes do setor de tecnologia. A Nokia, por exemplo. É possível que todo mundo que usa celular já tenha sido o feliz proprietário de um aparelho da marca finlandesa. Sim, ela mesma, aquela cujo valor de mercado só faz despencar, há alguns meses, sem mostrar o menor sinal de que pode reverter as coisas. Nem o anúncio de um acordo com a Microsoft serviu para atenuar a boataria: o balanço do segundo trimestre de 2011 foi desastroso (prejuízo de 368 milhões de euros). Pior: as agências avaliadoras de risco estão recomendando que os investidores se livrem das ações da empresa enquanto é tempo… Pode haver coisa pior para a reputação de uma empresa? E olhem que a Nokia continua sendo líder mundial na fabricação de celulares!!!

Curioso é que, anos atrás, a notícia de uma associação com a Microsoft seria saudada como uma grande vitória para qualquer empresa. Ou seja, a empresa fundada por Bill Gates também não está bem na foto. Embora continue sendo líder mundial no setor de software, a MS parece que não consegue acertar em mais nada. O fracasso do Windows Vista ainda rende pareceres nada animadores dos analistas de investimento, e – apesar de ter adquirido a Skype, que é uma marca vistosa – Steve Ballmer, o sucessor de Gates, ainda deve aos acionistas explicações convincentes sobre o motivo de ter aceitado pagar US$ 8 bilhões pelo negócio. Tem muita gente pedindo a cabeça de Ballmer, que além de tudo é antipático e não tem 1% do carisma de Gates.

Nesse mundo sem alma, a vítima mais recente parece ser a eBay, empresa que criou o leilão eletrônico – coincidentemente, também ex-dona da Skype, da qual se livrou assim que percebeu o equívoco de pagar mais de US$ 3 bilhões por ela… Pois bem, as avaliações recentes sobre a eBay também não são nada edificantes. Os lucros caíram 31% no último trimestre, a empresa está sendo processada por supostamente vender produtos falsificados e ameaçada por hackers.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • A Microsoft acertou no xbox 360°/ Kinect, além do Windows 7, até onde sei o office 10, ( que por sinal comprei ), está muito bom.
    Sei que a empresa é muito mais que estes 3 produtos, mas acredito que é destes que vem o lucro.
    Acho que é um pouco de exagero na comparação com a Nokia, em dizer que, " a empresa fundada por Bill Gates também não está bem na foto".

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

18 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago