Alguém já disse que o capitalismo não tem alma. Descontando o fato de que o socialismo também não tem, é curioso observar o que vem acontecendo com algumas gigantes do setor de tecnologia. A Nokia, por exemplo. É possível que todo mundo que usa celular já tenha sido o feliz proprietário de um aparelho da marca finlandesa. Sim, ela mesma, aquela cujo valor de mercado só faz despencar, há alguns meses, sem mostrar o menor sinal de que pode reverter as coisas. Nem o anúncio de um acordo com a Microsoft serviu para atenuar a boataria: o balanço do segundo trimestre de 2011 foi desastroso (prejuízo de 368 milhões de euros). Pior: as agências avaliadoras de risco estão recomendando que os investidores se livrem das ações da empresa enquanto é tempo… Pode haver coisa pior para a reputação de uma empresa? E olhem que a Nokia continua sendo líder mundial na fabricação de celulares!!!

Curioso é que, anos atrás, a notícia de uma associação com a Microsoft seria saudada como uma grande vitória para qualquer empresa. Ou seja, a empresa fundada por Bill Gates também não está bem na foto. Embora continue sendo líder mundial no setor de software, a MS parece que não consegue acertar em mais nada. O fracasso do Windows Vista ainda rende pareceres nada animadores dos analistas de investimento, e – apesar de ter adquirido a Skype, que é uma marca vistosa – Steve Ballmer, o sucessor de Gates, ainda deve aos acionistas explicações convincentes sobre o motivo de ter aceitado pagar US$ 8 bilhões pelo negócio. Tem muita gente pedindo a cabeça de Ballmer, que além de tudo é antipático e não tem 1% do carisma de Gates.

Nesse mundo sem alma, a vítima mais recente parece ser a eBay, empresa que criou o leilão eletrônico – coincidentemente, também ex-dona da Skype, da qual se livrou assim que percebeu o equívoco de pagar mais de US$ 3 bilhões por ela… Pois bem, as avaliações recentes sobre a eBay também não são nada edificantes. Os lucros caíram 31% no último trimestre, a empresa está sendo processada por supostamente vender produtos falsificados e ameaçada por hackers.

 

1 thought on “O risco de quem arrisca

  1. A Microsoft acertou no xbox 360°/ Kinect, além do Windows 7, até onde sei o office 10, ( que por sinal comprei ), está muito bom.
    Sei que a empresa é muito mais que estes 3 produtos, mas acredito que é destes que vem o lucro.
    Acho que é um pouco de exagero na comparação com a Nokia, em dizer que, ” a empresa fundada por Bill Gates também não está bem na foto”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *