Categories: Uncategorized

Web TVs: quase 20% do mercado

A mais recente pesquisa da consultoria GfK, divulgada hoje em São Paulo, fornece novos números sobre a evolução do mercado brasileiro (e também mundial) de TVs. A empresa, de origem alemã, atua em vários países e seus dados são úteis para comparar tendências. Você fazia ideia, por exemplo, de que a região Nordeste é hoje a que mais cresce nas vendas de TVs de tela fina (plasma e LCD)? Sim, no primeiro semestre de 2010, os nordestinos representavam apenas 1% de todo esse bolo; em 2011, saltaram para 4,8%.

O levantamento mostra ainda que os chamados web TVs caminham rapidamente para se tornarem maioria. Entre janeiro e junho, 17% dos aparelhos vendidos no país eram desse tipo (já ouvi no mercado números mais altos). Por sua vez, os TVs 3D ainda representam apenas 4% das vendas, o que a meu ver é absolutamente natural. Há uma certa ansiedade – e não só no Brasil – pela popularização do 3D, que vai contra toda a história da indústria. Nenhuma tecnologia sofisticada conquistou hegemonia em tão pouco tempo (os TVs 3D têm pouco mais de um ano de vida). E ainda vai levar um bom tempo até que o usuário médio perceba a vantagem de colocar os tais óculos.

Já o caso dos TVs com acesso à web é bem diferente. No Japão, diz a GfK, 50% dos aparelhos vendidos são dessa categoria; aqui, podemos estimar que até início de 2012 estaremos na mesma proporção. Ao ver uma demonstração desses TVs, qualquer consumidor sente-se atraído pela enorme quantidade de conteúdos disponíveis – e sem necessidade de qualquer conexão complicada. Se no passado havia dúvidas quanto ao fato das pessoas trazerem o computador para a sala, a tecnologia se encarregou de resolver a questão: o computador veio para dentro do TV.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

12 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago