Categories: Uncategorized

O dilema da HP

Em meio à euforia que tomou conta do setor de tecnologia e da mídia especializada mundial com a notícia de que a Google Inc. comprou a divisão de celulares da Motorola, nesta quinta-feira o mercado foi abalado por outra surpresa: o conselho de acionistas da HP aprovou a decisão de sair do segmento de computadores! Isso mesmo: a segunda empresa mais tradicional do setor de informática (perde apenas para a IBM, e mesmo assim por uma questão de antiguidade) está abandonando o barco que a sustentou durante tantos anos.

E não apenas isso: Leo Apotheke, contratado há dois anos para comandar uma reestruturação na empresa, anunciou que está suspendendo o desenvolvimento do TouchPad, tablet apresentado meses atrás como concorrente do iPad, e também do sistema operacional WebOs, que a HP herdou ao adquirir o controle da Palm, no ano passado. Ou seja, dois passos atrás, que certamente irão custar caro ao grupo. A compra da Palm foi uma tentativa de entrar pra valer no segmento de tablets e smartphones, mas pelo visto a HP se arrependeu.

A discussão agora é sobre o que será feito dos dois ativos: o sistema operacional, que ainda tem seu valor de mercado (embora nem de longe ameace Windows, Android e iOS), e a divisão de PCs, que continua sendo uma das maiores do mundo. Já há rumores de que o WebOS será comprado pela chinesa HTC. Segundo Apotheke, o plano é, a médio prazo, deixar mesmo o setor de consumo e concentrar-se naquilo que proporcione margens de lucro mais altas, que é o mercado B2B, onde a HP atende a clientes gigantes, incluindo vários governos pelo mundo afora (mais detalhes aqui). Faz sentido.

Curioso é que a decisão da HP foi anunciada hoje, quase ao mesmo tempo em que saía o último levantamento da empresa especializada DisplaySearch sobre o mercado global de computadores portáteis. Pois é, no segundo trimestre do ano, a Apple ultrapassou a HP como principal fabricante do setor, totalizando 13,5 milhões de unidades vendidas, contra 9,7 milhões da concorrente. Detalhe: desse total, 10,7 milhões foram iPads.

Pensando bem, o pessoal da HP até que fez bem. Não há como competir com esse trator chamado Apple.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Cara, aí no post você fala que a HP sairá do mercado de computadores. Não seria apenas Tablets e Smartphones? Pelo menos em Notebooks ela ainda é forte.

    E outra coisa, o que seria B2B (desculpe a ignorância)?

    E só uma curiosidade: a FoxConn, aquela empresa que irá/iria fabricar os Ipads no Brasil é a mesma empresa que fabricou meu Notebook, que é da HP. Se os Ipads daqui esquentarem muito (típico da HP há anos), já sabe de onde vem o problema...

    • Olá Marcos, obrigado pela msg. Na verdade, a HP anunciou que pretende sair do mercado de consumo, incluindo todos os produtos portáteis. Se isso vai mesmo acontecer ou não, só o futuro dirá. É um segmento que hoje dá pouco lucro, porque as margens dos fabricantes são baixas, em comparação com o mercado corporativo (também chamado B2B - business-to-business), que envolve sistemas para grandes corporações e governos. É aí que eles ganham dinheiro. Quanto à Foxconn, sim, é a mesma empresa. Eles fornecem para vários fabricantes: Sony, Dell, HP, Apple...

  • Valeu pela resposta. Foi bom enquanto durou a HP. Tomara que continuem no mercado pelo menos com calculadoras. Na engenharia, eles são referência com calculadoras gráficas... todo mundo lá na faculdade conhece a HP 50G.

    Mas pelo ponto de vista da empresa, eles ficam em um grande dilema: se não entram no mercado de portáteis, ficam pra trás e acabam tendo prejuízo. Se entram, sofrem com a concorrência e têm um grande risco de terem perdas também. É muita concorrência num segmento só. E concorrer com Apple é complicado...

  • Pelo que lí por aí vão fazer um ˜spin-off" da divisão de PCs, ou seja, como fez a IBM anos atrás, a HP ˜computadores" deve ir para as mãos de outra empresa e a marca continua no mercado, sob licença. Afinal não seja joga fora o prestígio que a HP tem neste segmento. E pelo jeito continuam em impressoras. E vejo uma falha no anúncio: hoje mesmo vários amigos e antigos leitores me escreveram perguntando sobre o destino de seus notebooks HP, preju[izos, garantias, etc.

    O curioso, para mim, é terem comprado a Palm e desistido tão rápido do mercado móvel. Ok, com uma concorrente como a Apple, talvez tenham até sido precavidos a ponto de não terem mais prejuízos.

  • Olá Orlando. Quando soube que a HP estava pensando em sair do mercado de PCs, até que não fiquei muito surpreso, pois logo me lembrei da IBM, que se desfez da divisão de PCs- incluindo notebooks para a Lenovo. Com a acirrada concorrência de hoje (Apple, Lg, Samsung, Acer, Asus, Sony, etc) já era de se esperar. Além disso, a HP cresceu demais e perdeu o foco do negócio, querendo atender tanto o mercado de consumo como o corporativo. Talvez seja melhor ela voltar a fabricar apenas calculadoras e impressoras, como antigamente. :)

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

10 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago