Categories: Uncategorized

3D: a guerra continua

Um anúncio na edição de hoje do USA Today, um dos principais jornais americanos, reforça o ataque da LG aos demais fabricantes de TVs 3D. Continuando sua campanha em favor dos modelos passivos, a empresa iniciou esta semana uma mega-ação de marketing para convencer os consumidores dos EUA de que essa tecnologia é melhor que a ativa, dos concorrentes Samsung, Sony e Panasonic. Em plena estação central de Nova York, a Grand Central, na Rua 42, os milhares de transeuntes eram convidados a sentar-se por alguns minutos e comparar dois TVs 3D cujas marcas estavam encobertas (na verdade, era um LG e um Samsung). Depois de ver as duas imagens lado a lado, eles deveriam votar na que mais gostaram. Como prêmio, concorriam a um… o quê mais? Claro, um TV 3D LG (o concurso corre dentro da página da empresa no Facebook).

A mesma ação – que, se não chegou a parar a estação de trens e metrô, ajudou a tornar o tráfego por ali mais caótico do que já é normalmente – se repetirá semana que vem em Chicago e Los Angeles. “Estamos dando mais visibilidade à tecnologia 3D”, explicou ao jornal especializado Twice o vice-presidente da LG USA, Jay Vandenbree. “Os consumidores estão comentando e experimentando para poderem tomar suas decisões de compra”.

A campanha – independentemente da “guerra” com os demais fabricantes – vêm em boa hora. LG, Sony e Samsung acabam de divulgar números nada animadores sobre as vendas de TVs na Europa, Japão e EUA. A primeira reduziu sua previsão para este ano, de 40 para 32 milhões de aparelhos, embora ainda espere reverter esse quadro com a nova campanha. Além de seduzir os consumidores, a ação tem outra finalidade: atrair também outros fabricantes a entrarem na “guerra”. A Vizio, marca americana que é hoje a mais vendida no país (seus TVs são fabricados na China), foi a primeira a aderir à tecnologia passiva; agora, a Toshiba assumiu oficialmente a mesma opção. Para a LG, além de não ficar mais sozinha na parada, isso significa novos ganhos: é ela quem fornece os displays LED-LCD para essas duas empresas.

A propósito, para quem ainda não viu, estes são os links para o teste comparativo que fizemos entre os TVs 3D LG e Samsung e para o debate que promovemos no início do mês entre as duas empresas.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

11 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago