Categories: Uncategorized

Carros do outro mundo

Não sou propriamente apaixonado por automóveis, nem entendo muito do assunto. Mas um dos momentos de que mais gostei durante a cobertura da IFA, no mês passado, foi ver de perto e conhecer a estrutura interna de um carro elétrico. Era um Tesla Roadster, fabricado nos EUA, alimentado por baterias Panasonic (vejam aqui o vídeo). Não deixou de ser estranho ver um automóvel num estande de aparelhos eletrônicos, mas esse não era o único: carros equipados com recursos tecnológicos de última geração estão se tornando comuns em eventos como esse.

Sim, o fabricantes de veículos descobriram que a tecnologia também pode ajudar a aumentar as vendas. Reportagem do site americano CNet na semana passada explora o assunto mais a fundo, pois vários desses “carros do futuro” já estão chegando ao mercado americano. A Mercedes, por exemplo, inseriu em seu computador de bordo algo chamado Attention Assist: um software analisa o comportamento habitual do motorista e alerta quando ele se desvia do previsto (por exemplo, se está correndo mais do que deve). Na mesma linha, a SAAB instalou microcâmeras em alguns de seus modelos, para detectar os movimentos da cabeça e dos olhos, de forma a emitir um sinal caso o motorista esteja sonolento.

Os modelos top de linha da BMW já estão saindo de fábrica com aplicativos para Google, Facebook e Twitter, que podem ser acessados no painel, e a Audi instalou uma versão automotiva da Wikipedia, para que o motorista busque informações sobre os lugares por onde anda, ideal para viagens por regiões desconhecidas (vejam este vídeo de demonstração). As duas montadoras alemãs são também as primeiras a equipar seus carros com conexão 4G. Nos EUA, a linha 2012 da Toyota inclui o serviço de busca Bing, da Microsoft, além de aplicativos para reserva em restaurantes e até ingressos de cinema. E as americanas Ford e GM já fazem alarde da conexão Wi-Fi instalada em alguns modelos (como o da foto).

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

3 dias ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

4 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

1 mês ago