Não sou propriamente apaixonado por automóveis, nem entendo muito do assunto. Mas um dos momentos de que mais gostei durante a cobertura da IFA, no mês passado, foi ver de perto e conhecer a estrutura interna de um carro elétrico. Era um Tesla Roadster, fabricado nos EUA, alimentado por baterias Panasonic (vejam aqui o vídeo). Não deixou de ser estranho ver um automóvel num estande de aparelhos eletrônicos, mas esse não era o único: carros equipados com recursos tecnológicos de última geração estão se tornando comuns em eventos como esse.
Sim, o fabricantes de veículos descobriram que a tecnologia também pode ajudar a aumentar as vendas. Reportagem do site americano CNet na semana passada explora o assunto mais a fundo, pois vários desses “carros do futuro” já estão chegando ao mercado americano. A Mercedes, por exemplo, inseriu em seu computador de bordo algo chamado Attention Assist: um software analisa o comportamento habitual do motorista e alerta quando ele se desvia do previsto (por exemplo, se está correndo mais do que deve). Na mesma linha, a SAAB instalou microcâmeras em alguns de seus modelos, para detectar os movimentos da cabeça e dos olhos, de forma a emitir um sinal caso o motorista esteja sonolento.
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