Categories: Uncategorized

O futuro das operadoras

Talvez não aconteça tão cedo no Brasil, mas é questão de tempo. Esta semana, a Verizon, maior operadora de telecom dos EUA, lança para seus assinantes um serviço de monitoramento geral da casa. O pacote, que irá custar US$ 9,95 ao mês, inclui sensores em portas e janelas, controle do consumo de energia e verificação a distância (por vídeo) de aparelhos eletrônicos, luzes, eletrodomésticos, ar-condicionado e travas das portas. Além da mensalidade, o assinante terá que pagar por um kit de equipamentos (a partir de US$ 69,99, dependendo da configuração). E, se quiser, poderá ainda solicitar complementos, como câmeras de segurança, sensores de movimento e dimmers. Tudo irá funcionar numa plataforma sem fio fornecida pela Z-Wave.

E por que uma operadora de telecom estaria interessada nesse segmento? Simples: assim como suas principais concorrentes, a Verizon já percebeu que precisa, tanto quanto possível, “estar dentro da casa do cliente”. Serviços de segurança e controle de energia só são comercialmente viáveis quando se pode aproveitar a conexão de banda larga já existente, e que na maioria das vezes é sub-utilizada. Na mesma linha, outras operadoras americanas preparam pacotes incluindo caixas conversoras multimídia, as chamadas set-top box, e serviços variados de automação residencial. As caixas irão desempenhar funções de media center, agregando todos os conteúdos da família de tal modo que o acesso possa ser feito facilmente por qualquer pessoa (autorizada, é claro). E a automação… bem, como já comentamos várias vezes, essa tem alcance quase infinito; depende mais de quanto a pessoa quiser gastar.

No Brasil, aguarda-se para qualquer momento o anúncio da entrada da Sky nesse setor. E a Telefônica, que foi a primeira a oferecer algo do gênero, está agora reconfigurando sua estratégia a partir da incorporação da TVA. A união entre Net, Embratel e Claro, anunciada na semana passada, segue o mesmo caminho. Nos próximos meses, ou talvez semanas, vamos saber quais outras operadoras entrarão nesse que deve ser um dos mercados mais concorridos da década.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

4 dias ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

4 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

1 mês ago