Categories: Uncategorized

Boas oportunidades de negócio

Como costuma fazer todo fim de ano, o site americano CE Pro, voltado a profissionais do setor de custom installation (áudio, vídeo e sistemas eletrônicos residenciais), elegeu as principais tendências para o próximo ano. Seriam cinco tecnologias que, segundo seus especialistas, devem atrair mais investimentos e demanda por parte dos usuários por lá. Repasso aqui a lista, para depois comentar o que significa no Brasil:

1 – Serviços em nuvem: Não se trata apenas de armazenar dados em algum servidor remoto, mas de integrar os sistemas de telefonia, banda larga e monitoramento de energia em redes externas, com acesso remoto a qualquer hora do dia ou da noite. Essa integração, é claro, exige conhecimento técnico.

2 – Áudio digital: Todo mundo gosta de música e vai querer ouvi-la com a máxima qualidade possível, seja em seus iPods ou no próprio computador de casa. Abre-se espaço para montar sistemas de áudio a partir de servidores domésticos, cada vez mais potentes e fáceis de acessar (mas não de instalar).

3 – Novos recursos de controle: Biometria, comando por voz, comando por gestos, telas touchscreen e NFC (Near-field Communication), tecnologia que facilita a comunicação sem fio entre aparelhos móveis, começam a ser cada vez mais adotados.

4 – Automação e segurança: Sim, esse segmento continua oferecendo excelentes possibilidades para profissionais especializados, com boas margens de ganho. Como segurança é uma preocupação permanente, e a automação simplifica tudo, a integração entre ambas é mais do que natural.

5 – Iluminação por leds: A maioria dos instaladores, mesmo nos EUA, ainda não se deu conta do potencial dessa tecnologia. Além da economia de energia, os leds oferecem infinitas possibilidades em termos de decoração e design, tanto em residências quanto em ambientes comerciais e corporativos.

Evidentemente, essa é a realidade americana. Lá, apesar da grave crise econômica, a quantidade de famílias que continuam consumindo é suficiente para (re)alimentar o mercado de projetos e instalação. O problema é que a queda no faturamento leva muitos profissionais ao desespero, e estes acabam deixando de lado a atualização técnica, que deve ser sempre prioridade. Aqui, com ou sem crise, o fenômeno é semelhante. As tecnologias estão disponíveis, muitas a custo não muito alto, mas a maioria dos profissionais não as aproveitam.

Vamos tratar desse assunto melhor nos próximos dias.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago