Categories: Uncategorized

Eu sou o maior!!!

Lembro que, nos tempos do governo militar, era comum ler notícias do tipo “tal empresa brasileira é a maior da América Latina”. Tínhamos a maior cidade, o maior PIB, a maior siderúrgica e a maior quantidade de automóveis do continente, sem falar na maior floresta (a Amazônica) e no maior estádio do mundo (Maracanã)… Tolices como essas ajudavam a alimentar o ufanismo nacional, bem ao gosto dos ditadores.

Nos tempos atuais, esses títulos parecem insuficientes. Temos que ser muito, muito maiores. Dias antes do Natal, o ministro da Fazenda comemorou, com apoio de alguns jornais e sites, o fato de o Brasil ter superado a Grã-Bretanha para se tornar a sexta maior economia do planeta. Analistas independentes questionaram: e daí? Por que não se compara a renda per capita dos dois países, esse sim um índice que pode apontar o grau de desenvolvimento de uma nação?

Agora, leio no IDG Now sobre a pesquisa T-Index 2015, que analisa o crescimento do Brasil no setor de comércio eletrônico. Diz o estudo que em 2015 o país será o quarto do mundo nessa área (atualmente, é o sétimo). O que isso significa? Absolutamente nada.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago