Categories: Jeitinho Brasileiro

Brincando de educar

Ano eleitoral é fogo! A Prefeitura de São Paulo está anunciando que irá implantar redes de internet sem fio em todas as escolas municipais até meados do ano. Diz já ter investido R$ 52,7 milhões no projeto, incluindo a compra de 8 mil tablets Samsung Galaxy Tab 10,1″ e 3 mil projetores de vídeo. “Estamos querendo criar o ‘Facebook escolar'”, diz o secretário de Educação da capital, Alexandre Schneider. “É uma rede entre pais, alunos e professores”.

Ainda que 2012 não fosse ano de eleições, um programa como esse seria suspeito. Como sabem nove entre dez especialistas em educação (os do MEC não contam), não é enchendo as escolas de aparelhos, por mais sofisticados que sejam, que se estimula o aprendizado. O próprio governo federal já gastou milhões na compra de computadores que acabaram encostados por falta de quem soubesse operá-los. Pode ser bonito para os políticos de plantão, e certamente rende votos, mas não resolve o problema básico da educação brasileira.

Ou alguém acha que resolve?

A propósito, sugiro a leitura deste artigo do brilhante economista Gustavo Ioschpe, um dos mais sérios estudiosos do assunto no Brasil.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago