Ano eleitoral é fogo! A Prefeitura de São Paulo está anunciando que irá implantar redes de internet sem fio em todas as escolas municipais até meados do ano. Diz já ter investido R$ 52,7 milhões no projeto, incluindo a compra de 8 mil tablets Samsung Galaxy Tab 10,1″ e 3 mil projetores de vídeo. “Estamos querendo criar o ‘Facebook escolar'”, diz o secretário de Educação da capital, Alexandre Schneider. “É uma rede entre pais, alunos e professores”.

Ainda que 2012 não fosse ano de eleições, um programa como esse seria suspeito. Como sabem nove entre dez especialistas em educação (os do MEC não contam), não é enchendo as escolas de aparelhos, por mais sofisticados que sejam, que se estimula o aprendizado. O próprio governo federal já gastou milhões na compra de computadores que acabaram encostados por falta de quem soubesse operá-los. Pode ser bonito para os políticos de plantão, e certamente rende votos, mas não resolve o problema básico da educação brasileira.

Ou alguém acha que resolve?

A propósito, sugiro a leitura deste artigo do brilhante economista Gustavo Ioschpe, um dos mais sérios estudiosos do assunto no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *