Categories: Uncategorized

Abaixo o hardware. Viva o software!

Posso estar exagerando, mas cada vez mais tenho a sensação de que os equipamentos eletrônicos estão ficando iguais. Percorrendo uma feira como a CES, e conversando com figuras importantes da indústria, parece haver um consenso de que as grandes inovações, hoje, se dão no campo do software, não do hardware. Sim, temos os displays OLED e a resolução 4K (que já comentamos aqui), mas ambos são promessas para, quem sabe, daqui a três ou quatro anos. Já o software está por toda parte, na forma de aplicativos (os já famosos apps) ou de algoritmos para processamento dos sinais de áudio e/ou de video.

Nove de cada dez soluções mostradas pelos principais fabricantes têm a ver com programas de computador. Não é por acaso que a maioria deles busca parcerias com desenvolvedores e criam suas app stores, lojas virtuais onde o usuário pode baixar atualizações para seus aparelhos. Todos buscam seguir o modelo vencedor da Apple, que a partir do lançamento do iPhone, em 2007, estimulou o surgimento de uma legião de especialistas, no mundo inteiro, dedicados a inventar recursos para seus aparelhos. São, na prática, verdadeiros garotos-propaganda da marca, que nada cobram por esse trabalho; ao contrário, se beneficiam dele.

Sony, Samsung, Panasonic, LG, Microsoft, Nokia, Motorola, Amazon, Google – quase todos os grandes da indústria eletrônica trabalham hoje dessa forma. Aqui na CES 2012, estamos vendo a consolidação desse modelo de negócio. As quatro primeiras estão demonstrando em seus estandes o que é possível fazer em seus – palavra da moda – ecosistemas. Funciona assim: se você tem um TV Samsung, pode comprar um celular ou uma câmera dessa mesma marca que todos os aparelhos poderão “conversar” entre si. Será mais fácil transferir conteúdos (vídeos, fotos, músicas) entre eles, inclusive numa rede sem fio que você pode montar em casa. E, se algum desses conteúdos se perde, não importa o motivo, não precisa se preocupar: ele estará armazenado num servidor que aquele mesmo fabricante mantém à sua disposição (é o que está sendo chamado de “nuvem”).

Empresas que têm uma linha mais variada de produtos – caso daquelas quatro – levam vantagem nesse modelo, porque a integração é mais natural. Mas Sony e Samsung, por exemplo, estão lançando aqui em Las Vegas players Blu-ray que acessam a internet e, na prática, funcionam como ponte para a mesma finalidade: mesmo que seu TV seja de outra marca, esses aparelhos trazem a nuvem até você.

Será este o futuro? Não precisaremos mais nos preocupar com detalhes como qualidade de som e imagem? Talvez seja exagero, mas cada vez fica mais evidente que, no mundo do hardware, quem tem software é rei.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Acho esta supremacia do software muito interessante e vantajosa para o consumidor. Você compra um aparelho e com o tempo ele pode ganhar novas funcionalidades, e isto dá um prazer enorme.
    A ressalva que se deve fazer é que esta nova realidade está em teste neste momento. Eu, por exemplo, tenho um velho DVD da Samsung, capaz de tocar AVI com Xvid e DivX. Quando o comprei havia a promessa de que updates poderiam atualizar e melhorar a experiência no uso do aparelho, mas na prática, nunca saiu um update e agora é comum ele não tocar vídeos codificados recentemente. Claro que as novas TVs são conectadas diretamente à Internet, isso facilita, mas a pergunta é: estas empresas vão dar suporte por quanto tempo para os aparelhos que estão no mercado hoje? Se o suporte ficar muito aquém da vida útil esperada para estes aparelhos (uma TV pode durar 10 anos fácil) o consumidor vai se decepcionar.

  • Para mim, os "detalhes" é que fazem toda diferença... Foi um prazer enorme saltar do VHS para o DVD!Imagens e audio muito superiores! Do DVD p o Blu-ray, nem tanto, mas ainda sim válido! As tvs em alta definição tb são uma benção! O fato é q as mudanças parecem acontecer muito rápido e temos a sensação q temos algo obsoleto em casa. Tvs de 1 ano atrás parecem cacarecos com as atuais! Mas na verdade o q se tem é um upgrade de SW e uma carcaça mais bonitinha e fininha! O q importa - os detalhes, melhoraram? Tenho um PLASMA com 1,5 ano de uso, queria 3D (isso é SW).... mas fazer o que né!!! Vou esperar chegar o 4K ou OLED p trocar! Esses vários penduricalhos (desculpe, apps) não me motivam a ponto de fazer eu trocar de Tv, nem de blu-ray e nem de HT!Abrs, Aze.

  • Com a tecnologia que temos hoje em dia, é muito dificil não se tornar dependentes dos diversos softwares criados,aliás precisamos deles para praticamente tudo, se não não consegueriamos executar os diversos programas que utilizamos. ou seja, a gente se ve obrigado a utilizar este recurso pelos inumeros softwares disponiveis, até mesmo pelos dowloads grátis e de fácil acesso.
    E não é pq hardwares novos, bonitos, com materiais trabalhados que tenhamos que nos tornar dependente deles, alias nos influência ao consumismo que vimos nos dias de hoje.

  • Como mencionaste os softwares estão dominando cada vez mais ,mas de qualquer forma sempre aparecerão alguns hardwares por menores q sejam que ospedem os softwares para que possamos utilizalos.

  • Cada dia que passa nós nos surpreendemos com as inovações, com os novos conceitos em software, fica mais surpreendente a comunicação entre os aparelhos e até mesmo a facilidade em que nos oportuniza em nosso dia a dia.

  • Realmente a cada dia é lançado uma inovação em software e o que surpreende é que cada vez é mais fácil o acesso a eles e a utilização deles.

  • Este blog fala de como os softwares estão evoluindo e as hardwares podemos,continuar usando os mesmos só trocando os softwares!!Eu acho isso muito bom pois gera economia.

  • É impressionante como cada vez mais rápido os softwares vem inovando e potencializando nossas máquinas!

  • Blog explicativo e breve, conteúdo que vai direto ao ponto sobre hardware e software.
    Boas definiçãoes, rápidas como precisamos no dia-a-dia! Parabéns.

  • a cada dia nos surpreendemos com as inovações e os softwares vem cada vez mais aprimorando nossas máquinas e facilitando nossas vidas.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

12 horas ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

6 dias ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

3 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

1 mês ago