Categories: Uncategorized

Eletrônicos: como vai o mercado.

Dias antes da CES, foi divulgado um relatorio da consultoria alemã GfK sobre o estagio atual da industria eletrônica em todo o mundo. Um bom resumo seria: os países emergentes é que estão segurando as vendas. Este ano, 46% delas serão originadas nos BRICs e nas regiões sob sua influência (dois anos atrás, eram 37%). Os dados foram coletados junto a 370 mil pontos de venda em todos os continentes.

O número mais badalado pela midia foi este: o total a ser gasto pelos consumidores com produtos eletrônicos este ano irá ultrapassar, pela primeira vez, a casa do trilhão. Será de US$ 1.038 bilhões, contra US$ 993 bilhões em 2011. Em 2010, a América Latina já havia sido o grande destaque do setor, com crescimento de 34%; em 2011, caiu para 11%, ficando atrás apenas dos emergentes asitáticos (basicamente China e India), com 17%. Já os EUA cresceram apenas 5%, e a Europa Ocidental, 2%. Para este ano, as previsões são as seguintes:

India e China: 18%

América Latina: 11%

África e Oriente Medio: 11%

Europa Oriental: 9%

América do Norte: 0%

Europa Ocidental: -3%

Japão: -5%

Mundo: 5%

A melhor indicação da reversão desse quadro em favor dos países emergentes está nestes números: em 2008, eles somavam US$ 340 bilhões em vendas de eletrônicos; agora, somam US$ 482 bilhões. Já os países desenvolvidos caíram de US$ 572 para 557 bilhões. Ainda têm 54% do total, mas só por enquanto.

Os detalhes da pesquisa estão aqui.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

10 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago