Dias antes da CES, foi divulgado um relatorio da consultoria alemã GfK sobre o estagio atual da industria eletrônica em todo o mundo. Um bom resumo seria: os países emergentes é que estão segurando as vendas. Este ano, 46% delas serão originadas nos BRICs e nas regiões sob sua influência (dois anos atrás, eram 37%). Os dados foram coletados junto a 370 mil pontos de venda em todos os continentes.

O número mais badalado pela midia foi este: o total a ser gasto pelos consumidores com produtos eletrônicos este ano irá ultrapassar, pela primeira vez, a casa do trilhão. Será de US$ 1.038 bilhões, contra US$ 993 bilhões em 2011. Em 2010, a América Latina já havia sido o grande destaque do setor, com crescimento de 34%; em 2011, caiu para 11%, ficando atrás apenas dos emergentes asitáticos (basicamente China e India), com 17%. Já os EUA cresceram apenas 5%, e a Europa Ocidental, 2%. Para este ano, as previsões são as seguintes:

India e China: 18%

América Latina: 11%

África e Oriente Medio: 11%

Europa Oriental: 9%

América do Norte: 0%

Europa Ocidental: -3%

Japão: -5%

Mundo: 5%

A melhor indicação da reversão desse quadro em favor dos países emergentes está nestes números: em 2008, eles somavam US$ 340 bilhões em vendas de eletrônicos; agora, somam US$ 482 bilhões. Já os países desenvolvidos caíram de US$ 572 para 557 bilhões. Ainda têm 54% do total, mas só por enquanto.

Os detalhes da pesquisa estão aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *