Categories: Uncategorized

TVs ganham mais voz

Mais um grande fabricante está aderindo aos comandos de voz para acionamento de TVs. A Panasonic USA anunciou nesta terça-feira que sua linha 2012 de plasma e LED-LCD irá incluir o recurso. A empresa informou que vem trabalhando nisso em conjunto com o RNIB, entidade britânica que representa os deficientes visuais.

Ainda não são os TVs que comentamos aqui semanas atrás, capazes de reconhecer comandos em qualquer idioma. Diferentemente dos modelos apresentados até agora por Samsung e LG, os TVs Panasonic permitirão que o usuário ajuste o controle de voz a seu gosto. Será possível aumentar/diminuir o volume ou trocar de canal dando a “ordem” ao aparelho, mas haverá também a possibilidade de “pedir” informações adicionais, como orientações para ajustar a imagem ou sobre canais e programas disponíveis.

A nova linha de plasmas da empresa japonesa, que começa a ser entregue às lojas dos EUA em abril, terá modelos de 42 a 65 polegadas. O top de linha (TC-P65VT50, foto acima) terá, além do comando de voz, capacidade de reproduzir imagens 3D e funcionar em rede Wi-Fi (sem necessidade de adaptador), navegador de internet, conversão 2D-3D, oito alto-falantes e media player com memória interna.

Além disso, adotará outra novidade que, pelo visto, irá se tornar tendência rapidamente entre as principais marcas: Social TV, nome genérico que indica a possibilidade de abrir uma janela lateral na tela para trocar mensagens pelo Twitter ou Facebook, sem deixar de assistir ao filme. A ideia aqui é simplificar o fenômeno que vem sendo chamado de “segunda tela”, quando a pessoa está assistindo a um programa e, ao mesmo tempo, usa o celular ou tablet para conversar com os amigos. Agora, isso poderá ser feito na própria tela do TV. Para isso, todos os modelos da Panasonic passarão a aceitar – como alguns já aceitam – a conexão de um teclado comum, via entrada USB.

A Panasonic do Brasil ainda não anunciou seus planos para este ano.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

3 dias ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

1 semana ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

3 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

4 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

1 mês ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

1 mês ago