Nas eleições da semana passada, o Movimento 5 Estrelas, fundado por ele, conquistou sua primeira vitória eleitoral expressiva: a prefeitura de Parma, uma cidade importante e influente. “Foi uma vitória da democracia sobre o capitalismo. Os cidadãos ganharam sem gastar um centavo para a campanha. É um fato completamente novo”, comentou Grillo, nascido em Gênova e hoje com 64 anos. Entre outras coisas, seu movimento defende a redução dos gastos militares e dos salários dos deputados e senadores. Pede também a saída da Itália da Zona da Euro, juntamente com os demais países em crise. O Movimento ganhou também algumas pequenas prefeituras e prepara-se agora para disputar votos no Parlamento (vejam neste vídeo uma boa parte de suas ideias).
O nome “5 Estrelas” vem dos cinco princípios adotados por Grillo como base conceitual: água, meio ambiente, transporte, crescimento e conectividade. Este último, ignorado pelos políticos tradicionais, acabou atraindo apoio daqueles que normalmente se recusam a votar, entre eles milhões de jovens. Depois de fazer sucesso na RAI, emissora de rádio e TV estatal, Grillo foi censurado e finalmente banido da mídia, de tanto criticar o governo. Sua saída foi partir para a internet, onde se tornou um fenômeno internacional. A revista americana Forbes, por exemplo, escolheu seu blog como o sétimo mais influente do planeta. Em setembro de 2007, foi pela web que Grillo organizou o evento conhecido como “Dia V”, quando cerca de 2 milhões de italianos foram às ruas, em várias cidades, protestando contra a corrupção.
O brilhante jornalista Sergio Augusto, em artigo para o Estadão, contou mais detalhes sobre essa figura, que infelizmente não possui (ainda) um clone brasileiro.
No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…
Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…
São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…
Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…
A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…
Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…