Categories: Uncategorized

Cresce o mundo sem fios

Um dos principais expositores da Expo PredialTec, que está acontecendo até amanhã em São Paulo, é a Z-Wave, que montou um belo estande em parceria com a distribuidora Chiave, de Florianópolis. Para comprovar a importância do Brasil em seus negócios, a empresa enviou Bent Sorensen, seu diretor internacional de vendas, para visitar a Feira (Sorensen fará também uma apresentação amanhã, no Congresso HABITAR). Outra prova de prestígio do país foi a nomeação de Jean de Simone, da Flex Automation, que há dez anos distribui os produtos Z-Wave aqui, como “evangelista” desse padrão para a América Latina.

Conversei com ambos ontem durante o evento e pude sentir o entusiasmo em relação ao potencial do mercado. Segundo Sorensen, o crescimento vem sendo exponencial nos últimos anos, e deve continuar assim por algum tempo. Quando perguntei sobre China, Índia e outros grandes países, ele respondeu na hora: “Não há a menor dúvida de que o Brasil está à frente de todos. Nada se compara ao potencial de desenvolvimento brasileiro, em termos de infraestrutura, telecomunicações, construções, energia e outros segmentos onde nosso produto é uma ótima solução.”

É importante lembrar que o padrão Z-Wave, criado na Dinamarca e hoje utilizado por cerca de 160 empresas em todo o mundo, tem um forte concorrente: o padrão Zigbee, também utilizado no Brasil. Ambos são defendidos por alianças de fabricantes, e ambos têm seus defensores ardorosos. As estatísticas atuais favorecem o Z-Wave, pelo menos no mercado americano. No Brasil, o fato de haver uma empresa atuando fortemente para promovê-lo também é um diferencial importante (vejam aqui).

Os dois são protocolos de comunicação sem fio, com uma vasta gama de aplicações. No segmento de automação residencial e predial, competem lado a lado, funcionando como complemento para redes Wi-Fi e Bluetooth. Mas, segundo Sorensen, o objetivo da Z-Wave Alliance é mais amplo: “Estamos criando o único sistema que é interoperável com tudo que já existe”, disse-me ele. “Não importa se você tem um notebook Wi-Fi, uma rede Ethernet, um celular Bluetooth, os produtos Z-Wave podem ‘conversar’ com todos. A ideia é ter um ecosistema descomplicado, que o usuário possa acionar em qualquer situação.”

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago