Categories: Uncategorized

Um novo prato para os assinantes

Nos bastidores do mercado de TV por assinatura, o grande assunto – após a ABTA 2012, realizada na semana passada – é a notícia da chegada de mais uma grande multinacional. A Dish Network, que pertence ao conglomerado Echostar, teria tudo acertado com a Vivo/Telefônica para uma parceria visando o segmento de DTH (TV via satélite). Espera-se que o acordo seja oficializado nas próximas semanas, embora as empresas envolvidas não digam uma palavra a respeito.

Claro, é cedo para especular o impacto que esse negócio poderia ter sobre o mercado em geral, e sobre as demais empresas. Mas não há dúvida de que a maior ameaçada é a Sky, do grupo DirecTV, principal concorrente da Dish nos EUA. Também na mira ficaria a Claro TV (ex-Via Embratel). Basta lembrar que, enquanto a Sky é a operadora que mais cresce no país em números absolutos (ganhou mais de 500 mil novos assinantes nos últimos seis meses), a Claro TV é a que mais vem crescendo proporcionalmente (multiplicou por dez sua participação de mercado em três anos – ainda como Via Embratel).

Como em tantos outros setores, os números da economia brasileira devem estar dando água na boca dos executivos da Dish, hoje a principal operadora dos EUA e que, entre outros trunfos, tem o suporte da Hughes, um dos maiores fabricantes de satélites do planeta. O mais recente balanço da DirecTV – só para citar um exemplo – indicou que os negócios do grupo na América Latina é que a estão salvando do vermelho; no Brasil, os bons resultados da Sky devem estar contribuindo para isso.

Para quem não se lembra, “dish”, em inglês, significa “prato”. Tanto pode ser “prato de comida” quanto o nome popular para as pequenas antenas parabólicas que captam os sinais de satélite. A marca ainda não chegou ao ponto de ser confundida com o produto, como acontece, por exemplo, com Gillette, Xerox e iPhone. Talvez nunca chegue a isso. Mas ninguém deve duvidar de sua força.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

5 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago