Categories: Uncategorized

Sony aposta tudo no 4K

OK, câmeras digitais, games e smartphones são hoje as meninas dos olhos da Sony, sob o comando de Kazuo Hirai, que assumiu o cargo de CEO em abril. Mas não é por isso que a divisão de TVs vai ser deixada de lado. E a melhor prova é a chegada às lojas dos EUA, esta semana, do aguardado TV 4K de 84 polegadas (modelo XBR-84X900), aquele mesmo que vimos ser apresentado em premiere mundial na IFA, no final de agosto (vejam o vídeo do lançamento).

Sim, o aparelho já está à venda no mercado americano, por US$ 25.000, e pode ser encomendado neste link (as revendas são selecionadas). Semana passada, durante a CEATEC, que aconteceu no Japão, Hirai fez questão de saudar a novidade (foto) como “prova” de que a Sony continua levando a sério sua linha de TVs. “Sabemos que por esse preço não vamos vender muito”, disse ele. “Mas é uma mensagem para o mercado, de que já dominamos essa tecnologia e pretendemos liderar o segmento de TVs 4K.” (aqui, um vídeo com parte da entrevista).

No evento, a Sony exibiu apenas o modelo de 84″, mas Hirai garante que outros estão a caminho. E, quando perguntado sobre as notícias de que a empresa estaria pensando em não mais fabricar seus TVs, o executivo foi enfático, segundo a agência Bloomberg: “De forma alguma.  Acho que a Sony tem em seu DNA a criação de aparelhos com a melhor imagem, e nosso compromisso é manter essa tradição.”

Considerado uma espécie de “menino de ouro” do grupo (foi ele quem construiu a divisão de games e comandou o lançamento do PlayStation), Hirai está, sim, sendo pressionado a reduzir os investimentos em TVs – setor que vem dando prejuízos há quatro anos. Seu mais recente relatório aos acionistas indicava perdas de aproximadamente US$ 1 milhão no ano fiscal que termina em março de 2013. Mesmo sendo ainda o terceiro fabricante mundial de TVs, atrás apenas das coreanas Samsung e LG, a Sony luta para retomar a lucratividade. Que só pode vir dos modelos top, que têm custo mais alto.

Esta é a mensagem: o TV 4K visa os chamados mercados maduros, como EUA, Japão e Europa Ocidental. Já os TVs de preço mais acessível estão sendo destinados aos países emergentes, como o Brasil, onde a disputa é mais de preço. Neste caso, valem até parcerias com fabricantes chineses. Mas 4K é outra coisa: nada supera a admirada tecnologia japonesa. Ou, pelo menos, é isso o que os japoneses pensam.

Para saber mais sobre a tecnologia 4K, este artigo é bem interessante.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago