Categories: Uncategorized

Eles chegaram! Ou quase!

Como se tivessem combinado, LG e Sony lançaram hoje em São Paulo os primeiros televisores 4K do mercado mundial. Ambos, de 84 polegadas, acabaram de sair nos EUA e na Europa, para aproveitar as vendas de fim de ano, e o Brasil entrou na lista graças à força de seu mercado consumidor atual. As entregas começam em dezembro. Os dois fabricantes devem saber que não haverá uma “corrida às lojas” para comprar esse tipo de produto: o modelo da LG tem preço sugerido de R$ 44.999, enquanto a Sony divulgou o valor de R$ 100 mil. Vejam aqui e aqui os detalhes.

Vimos os dois produtos em exibição na IFA 2012, em Berlim (neste link), e – como já comentamos aqui – a imagem 4K é realmente espetacular. Lá estavam também aparelhos 4K da Sharp, Toshiba e Panasonic que, colocados ao lado de modelos convencionais, não deixavam dúvidas sobre o ganho de qualidade. A tecnologia 4K, que agora foi renomeada UHD (Ultra High Definition), carrega um sinal de vídeo com resolução de 3.840 x 2.160, o que dá quase 8,3 milhões de pixels, o equivalente a quatro vezes mais que uma imagem Full-HD. Além disso, esses TVs vêm preparados para funcionar em rede, conectados a diversas fontes de sinal simultâneas, e para isso utilizam processadores mais sofisticados.

A questão em relação à tecnologia UHD é, de certa forma, a mesma que todos têm levantado quanto aos TVs 3D: de que adianta comprar um TV desses, se não há conteúdo disponível para assistir? É verdade, não há, nem haverá, pelo menos até meados do ano que vem. Filmes 3D, você ainda pode encontrar em algumas lojas, embora a preços semiproibitivos. Já as produções em 4K vão demorar muito mais. A vantagem, para quem se dispuser a investir num desses novos TVs, é que ambos são capazes de fazer upconversion, elevando a resolução de qualquer imagem para 4K. Exemplo: se você é assinante de TV paga e recebe sinal HD, conseguirá ver essas imagens com muito maior nitidez num TV 4K.

Por enquanto, os TVs UHD serão encontrados apenas em lojas selecionadas: o da Sony, somente nas lojas próprias da marca, e os da LG numa seleta rede de revendedores em algumas cidades.

Nos próximos dias, analisaremos as diferenças entre os dois aparelhos – que talvez justifiquem diferença de preços tão grande. E, claro, já solicitamos ambos para testes e estamos no aguardo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

16 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago