Como se tivessem combinado, LG e Sony lançaram hoje em São Paulo os primeiros televisores 4K do mercado mundial. Ambos, de 84 polegadas, acabaram de sair nos EUA e na Europa, para aproveitar as vendas de fim de ano, e o Brasil entrou na lista graças à força de seu mercado consumidor atual. As entregas começam em dezembro. Os dois fabricantes devem saber que não haverá uma “corrida às lojas” para comprar esse tipo de produto: o modelo da LG tem preço sugerido de R$ 44.999, enquanto a Sony divulgou o valor de R$ 100 mil. Vejam aqui e aqui os detalhes.

Vimos os dois produtos em exibição na IFA 2012, em Berlim (neste link), e – como já comentamos aqui – a imagem 4K é realmente espetacular. Lá estavam também aparelhos 4K da Sharp, Toshiba e Panasonic que, colocados ao lado de modelos convencionais, não deixavam dúvidas sobre o ganho de qualidade. A tecnologia 4K, que agora foi renomeada UHD (Ultra High Definition), carrega um sinal de vídeo com resolução de 3.840 x 2.160, o que dá quase 8,3 milhões de pixels, o equivalente a quatro vezes mais que uma imagem Full-HD. Além disso, esses TVs vêm preparados para funcionar em rede, conectados a diversas fontes de sinal simultâneas, e para isso utilizam processadores mais sofisticados.

A questão em relação à tecnologia UHD é, de certa forma, a mesma que todos têm levantado quanto aos TVs 3D: de que adianta comprar um TV desses, se não há conteúdo disponível para assistir? É verdade, não há, nem haverá, pelo menos até meados do ano que vem. Filmes 3D, você ainda pode encontrar em algumas lojas, embora a preços semiproibitivos. Já as produções em 4K vão demorar muito mais. A vantagem, para quem se dispuser a investir num desses novos TVs, é que ambos são capazes de fazer upconversion, elevando a resolução de qualquer imagem para 4K. Exemplo: se você é assinante de TV paga e recebe sinal HD, conseguirá ver essas imagens com muito maior nitidez num TV 4K.

Por enquanto, os TVs UHD serão encontrados apenas em lojas selecionadas: o da Sony, somente nas lojas próprias da marca, e os da LG numa seleta rede de revendedores em algumas cidades.

Nos próximos dias, analisaremos as diferenças entre os dois aparelhos – que talvez justifiquem diferença de preços tão grande. E, claro, já solicitamos ambos para testes e estamos no aguardo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *