Categories: Uncategorized

Aprendendo a economizar

Infelizmente, só serve para o mercado americano a nova iniciativa da CEA (Consumer Electronics Association) de estimular o uso consciente de energia entre consumidores e profissionais do setor. Trata-se do energy calculator, serviço online que consegue estimar a quantidade de energia consumida por todos os aparelhos eletrônicos instalados numa determinada residência ou empresa e fornece dicas aos usuários sobre como economizar.

O serviço surgiu a partir da constatação de que, embora a maioria dos fabricantes esteja lançando produtos mais eficientes do ponto de vista energético, o consumo médio das famílias continua no mesmo nível. “É tudo uma questão de informação”, explica a coordenadora do projeto, Samantha Nevels. “Quanto mais as pessoas sabem sobre o assunto, maior a tendência a consumir menos.”

A ideia em si é extremamente simples – tão simples que custa a crer não ter sido adotada antes. O banco de dados da CES tem registradas informações sobre todos os aparelhos lançados e, portanto, ali é possível saber o consumo especificado de cada um. Quando o usuário entra no site, pode escolher que tipo de aparelho deseja verificar: computador, periféricos e rede; câmeras; áudio, vídeo e entretenimento; home office; e telecomunicações. Em seguida, informa quantas horas por dia deixa o aparelho ligado e se tem o hábito de mantê-lo conectado à tomada elétrica mesmo quando não está usando. Com base nesses dados, o sistema informa seu consumo em watts e já calcula quanto isso representará na próxima conta de luz. Mais: informa a porcentagem que aquele aparelho representa no consumo da casa toda e compara os dados à média de mercado.

Dessa maneira, só não economiza quem não quer. Pena, como disse, que só esteja disponível (por enquanto) para quem mora nos EUA. Para quem quiser ver como funciona, este é o endereço.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago