Infelizmente, só serve para o mercado americano a nova iniciativa da CEA (Consumer Electronics Association) de estimular o uso consciente de energia entre consumidores e profissionais do setor. Trata-se do energy calculator, serviço online que consegue estimar a quantidade de energia consumida por todos os aparelhos eletrônicos instalados numa determinada residência ou empresa e fornece dicas aos usuários sobre como economizar.

O serviço surgiu a partir da constatação de que, embora a maioria dos fabricantes esteja lançando produtos mais eficientes do ponto de vista energético, o consumo médio das famílias continua no mesmo nível. “É tudo uma questão de informação”, explica a coordenadora do projeto, Samantha Nevels. “Quanto mais as pessoas sabem sobre o assunto, maior a tendência a consumir menos.”

A ideia em si é extremamente simples – tão simples que custa a crer não ter sido adotada antes. O banco de dados da CES tem registradas informações sobre todos os aparelhos lançados e, portanto, ali é possível saber o consumo especificado de cada um. Quando o usuário entra no site, pode escolher que tipo de aparelho deseja verificar: computador, periféricos e rede; câmeras; áudio, vídeo e entretenimento; home office; e telecomunicações. Em seguida, informa quantas horas por dia deixa o aparelho ligado e se tem o hábito de mantê-lo conectado à tomada elétrica mesmo quando não está usando. Com base nesses dados, o sistema informa seu consumo em watts e já calcula quanto isso representará na próxima conta de luz. Mais: informa a porcentagem que aquele aparelho representa no consumo da casa toda e compara os dados à média de mercado.

Dessa maneira, só não economiza quem não quer. Pena, como disse, que só esteja disponível (por enquanto) para quem mora nos EUA. Para quem quiser ver como funciona, este é o endereço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *