Categories: Uncategorized

A melhor fonte em telecom

Os números do setor de TV por assinatura continuam altos. Pelo visto, a tal “nova classe média”, que estaria impulsionando o consumo, não acaba mais… Os dados divulgados pela Anatel na semana passada revelam que somente no mês de outubro mais de 300 mil famílias adquiriram pacotes, elevando o total de assinantes para 15,7 milhões. Se o ritmo se mantiver em novembro e dezembro, o que é bem provável, terminaremos o ano com algo em torno de 16,5 milhões de residências atendidas, ou 30% sobre 2011.

A maior parte desse contingente busca uma operadora de TV via satélite (DTH). Foram 256 mil em outubro, contra apenas 51 mil que optaram pela TV a cabo. Na comparação com outubro de 2011, o segmento DTH ganhou mais de 3 milhões de novos assinantes. Embora as taxas de crescimento mais altas nesse período estejam em Tocantins (64,94%) e Mato Grosso (61,72%), é na região Sudeste que está a chave do sucesso. Somados, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais agregaram um total de 2 milhões de novos usuários de TV paga. Conclui-se que não é o pessoal do “interiorzão” que está puxando o satélite; pequenas e médias cidades paulistas, mineiras e cariocas devem estar por trás desse fenômeno que chama a atenção de especialistas do mundo inteiro (as operadoras não abrem esses números).

Os dados completos estão no portal da Anatel. Mas quem quiser entender o que acontece deve consultar o site da Teleco, principal consultoria do país na área de telecom. A equipe coordenada por Eduardo Tude, expert no assunto, não apenas reproduz as estatísticas; analisa e contextualiza, inclusive com referências internacionais. Fornece também dados comparativos sobre cada operadora, que podem ser úteis para quem quer saber mais sobre a empresa que lhe presta serviços de TV por assinatura. Vale a pena consultar.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago