Categories: Uncategorized

4G pode atropelar TV por assinatura

Notícia da colunista Keila Jimenez, na Folha de São Paulo de anteontem, informa que assinantes de TV paga nas regiões de Osasco e Alphaville, na Grande São Paulo, estão reclamando da queda constante do sinal. São usuários do arcaico MMDS, que foi o primeiro sistema de TV por assinatura e subsiste no Brasil em algumas poucas localidades. Pelo último balanço da Anatel, representa menos de 1% de todo o mercado, com cerca de 156 mil domicílios.

O jornal diz ter apurado que as falhas se devem aos testes que a operadora Vivo TV está promovendo com o padrão 4G de telefonia celular, prometido para o ano que vem; a empresa não confirma nem desmente. Como se sabe, as operações de 4G liberadas pela Anatel utilizarão justamente uma parte das frequências desativadas de MMDS. Até aí, tudo bem. O problema é autorizar esse tipo de teste sem avisar os assinantes. Me parece ser obrigação das prestadoras de serviço, não?

Agora, não dá para deixar de registrar também: a esta altura do campeonato, com tanta oferta de TV por assinatura via cabo e satélite, o que faz alguém permanecer fiel ao MMDS? Quem consegue explicar?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago