Notícia da colunista Keila Jimenez, na Folha de São Paulo de anteontem, informa que assinantes de TV paga nas regiões de Osasco e Alphaville, na Grande São Paulo, estão reclamando da queda constante do sinal. São usuários do arcaico MMDS, que foi o primeiro sistema de TV por assinatura e subsiste no Brasil em algumas poucas localidades. Pelo último balanço da Anatel, representa menos de 1% de todo o mercado, com cerca de 156 mil domicílios.

O jornal diz ter apurado que as falhas se devem aos testes que a operadora Vivo TV está promovendo com o padrão 4G de telefonia celular, prometido para o ano que vem; a empresa não confirma nem desmente. Como se sabe, as operações de 4G liberadas pela Anatel utilizarão justamente uma parte das frequências desativadas de MMDS. Até aí, tudo bem. O problema é autorizar esse tipo de teste sem avisar os assinantes. Me parece ser obrigação das prestadoras de serviço, não?

Agora, não dá para deixar de registrar também: a esta altura do campeonato, com tanta oferta de TV por assinatura via cabo e satélite, o que faz alguém permanecer fiel ao MMDS? Quem consegue explicar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *