Categories: Uncategorized

O primeiro canal de TV em 4K

Quase dois anos atrás, surgiu nos EUA o primeiro canal de TV totalmente dedicado a conteúdos 3D. O 3net era uma joint-venture entre Sony, Discovery e IMAX, com o objetivo de “popularizar” essa tecnologia, até onde isso é possível. Claro, não é trabalho para um ano, talvez seja para uma década… Fato é que o canal, distribuído por várias operadoras de cabo e satélite, vem aos poucos ampliando a oferta de programas, que negocia com diversos fornecedores, além de usar o que é produzido pelas três associadas. E acaba de criar uma produtora própria, a 3net Studios, com a missão de aumentar as atrações para seu público.

A novidade é que essa produtora, por enquanto pequena, foi preparada para gerar conteúdos em resolução 4K. Já está em andamento a primeira série toda feita em 4K nativo. Chama-se Space e pretende mostrar, com o máximo detalhamento, os fenômenos que, segundo os cientistas, foram responsáveis pelo surgimento e a evolução do universo. Os produtores prometem coisas como a temperatura do planeta Mercurio, um rabo de cometa por dentro e a experiência de viajar na velocidade da luz! A direção do canal 3net classifica a produção como “TotalD”, prometendo levar ao ar versões em 3D 4K, 2D 4K, 3D 2K e até em 3D HD (720p). Quem já viu em Blu-ray o documentário Planet Earth, da BBC (foto acima), sabe bem o que esperar.

Numa entrevista à revista Forbes, há cerca de dois meses, Tom Cosgrove, presidente da 3net, disse não ter dúvidas de que o lançamento de TVs 4K – como os da LG e da Sony, já vendidos no Brasil – irá impulsionar seu negócio. “Agora, a experiência 3D passa a ser sempre em alta definição”, comentou ele, referindo-se ao fato de que o sinal 4K pode ser dividido em dois (um para cada olho) sem degradar a imagem, deficiência que muitos apontam nos TVs 3D atuais.

Só para dar um gostinho: o canal 3net já oferece cerca de 60 atrações em 3D, entre documentários, esportes de ação e shows musicais. Por enquanto, está dando para sustentar as 24 horas do dia. Mesmo porque ninguém assiste televisão 24 horas. E duvido que alguém consiga assistir mais do que duas horas com óculos 3D…

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Pô, demorou para as nossas operadoras firmarem contrato para termos um 3net aqui também, hein! Esta lentidão que empacam a vida no Brasil... arre....

  • ORLANDO,TENDO UMA TV 3D COM ACESSO A INTERNET,POSSO ASSISTIR AO CANAL 3DNET?????

    • Não, Cesar. Infelizmente, esse canal não é acessível aqui no Brasil, apenas para quem mora nos EUA. Abs. orlando

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago