Categories: Uncategorized

Atirando para todos os lados

Em meio à correria que sempre marca os primeiros dias da CES, vamos garimpando aqui e ali detalhes interessantes. Pelos sites de tecnologia, tanto brasileiros quanto estrangeiros, e até o próprio site oficial do evento, percebe-se que o esporte preferido da maioria é atirar para todos os lados. O leitor que se vire para filtrar o que é importante e – como se dizia antigamente – separar joio de trigo. A propósito, é curioso notar como aumentou a cobertura das publicações brasileiras no evento. Da primeira vez que lá estive, em 1986, éramos somente dois jornalistas brasileiros!

Até agora, o que mais me chamou a atenção foi a “guerra de marketing” entre os três principais fabricantes de eletrônicos: Sony, LG e Samsung (a Apple que não participa da CES). Digo “guerra” porque esse evento é o que revela as estratégias de marketing de cada empresa para o ano – estratégias essas que podem ser alteradas mais tarde, dependendo das reações aferidas ao longo dos cinco dias de feira. Vejam o caso da tecnologia UHD (4K). Até agora, só existe, na prática, um modelo para compra: o da LG; o da Sony, que no Brasil pode ser encomendado pela migalha de R$ 100 mil (US$ 25 mil, nos EUA), mal foi visto – aliás, se alguém viu um funcionando e puder nos passar suas impressões, agradecemos imensamente. No entanto, em Las Vegas, parece que estamos em plena disputa de vendas.

A própria LG, além de exibir de novo o aparelho, de 84″, trouxe para seu estande na CES o TV OLED de 55″ já exibido no ano passado e que agora, em março, promete começar a entregar nos EUA e Europa (já está sendo vendido na Coreia).  Trouxe também seu projetor a laser (que comentamos aqui) e uma série de TVs LED-LCD a ser lançados ao longo do ano. Curiosamente, o CEO da LG Electronics disse em seu discurso que a empresa não irá mais fabricar TVs LCD convencionais (mais detalhes aqui).

A Samsung, que saiu atrasada na corrida do 4K, está exibindo em Las Vegas o já anunciado modelo de 85″, além do novo led de 75″, que acabamos de testar para a edição de fevereiro da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL. Tem também um protótipo de 110″, a conferir. Suas novidades estão mais na área de software, com um novo sistema de navegação pela plataforma smart e um sistema mais refinado de reconhecimento de voz.

Por seu lado, a Sony foi quem causou (para mim, pelo menos) a maior surpresa até agora, ao exibir o primeiro TV OLED 4K. Este artigo mostra como as duas tecnologias, em separado, têm seus defensores e também seus críticos. Mas ninguém até agora havia falado em combiná-las num mesmo aparelho, até porque seu preço final deve ser proibitivo. Na verdade, o que a Sony está mostrando na CES é um protótipo, sem previsão de lançamento, por enquanto.

Vamos continuar de olho, para ver se a CES 2013 apresenta outras coisas tão (ou mais) interessantes quanto.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Orlando:

    Parece que vai fcar difícil para os jornalistas, que testam os tvs nas revistas, com o OLED/4K.

    Hoje ainda existem parâmetros a serem analisados nos testes de tv(nível de preto,vazamentos de luz,fideldade de cores,resolução dinâmica,etc).

    Como vai ser com o OLED/4K,com pretos infinitos,cores precisas,resolução dinâmica impecável e imagem como o real?O que vai diferenciar um tv do outro?

    Quem viver verá...(ou não,se o OLED se mostrar mesmo inviável)

  • Orlando, desculpe, mas você poderia citar uma fonte em inglês para o anúncio da LG que não irá mais fabricar TVs LCD convencionais ? Neste caso seria o TV LCD com "back light" ou também LED? Parabéns pelo site e obrigada por todas as informações compartilhadas.

    • Olá Patricia, obrigado pela msg. Na verdade, a frase foi dita pelo presidente da LG/USA, Wayne Park, durante a apresentação dele na CES. Ele disse textualmente: "A partir deste ano, não iremos mais lançar TVs LCD com backlight convencional CCFL, apenas os modelos com backlight de led." Abs. Orlando

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago