SONY DSCEm meio à correria que sempre marca os primeiros dias da CES, vamos garimpando aqui e ali detalhes interessantes. Pelos sites de tecnologia, tanto brasileiros quanto estrangeiros, e até o próprio site oficial do evento, percebe-se que o esporte preferido da maioria é atirar para todos os lados. O leitor que se vire para filtrar o que é importante e – como se dizia antigamente – separar joio de trigo. A propósito, é curioso notar como aumentou a cobertura das publicações brasileiras no evento. Da primeira vez que lá estive, em 1986, éramos somente dois jornalistas brasileiros!

Até agora, o que mais me chamou a atenção foi a “guerra de marketing” entre os três principais fabricantes de eletrônicos: Sony, LG e Samsung (a Apple que não participa da CES). Digo “guerra” porque esse evento é o que revela as estratégias de marketing de cada empresa para o ano – estratégias essas que podem ser alteradas mais tarde, dependendo das reações aferidas ao longo dos cinco dias de feira. Vejam o caso da tecnologia UHD (4K). Até agora, só existe, na prática, um modelo para compra: o da LG; o da Sony, que no Brasil pode ser encomendado pela migalha de R$ 100 mil (US$ 25 mil, nos EUA), mal foi visto – aliás, se alguém viu um funcionando e puder nos passar suas impressões, agradecemos imensamente. No entanto, em Las Vegas, parece que estamos em plena disputa de vendas.

A própria LG, além de exibir de novo o aparelho, de 84″, trouxe para seu estande na CES o TV OLED de 55″ já exibido no ano passado e que agora, em março, promete começar a entregar nos EUA e Europa (já está sendo vendido na Coreia).  Trouxe também seu projetor a laser (que comentamos aqui) e uma série de TVs LED-LCD a ser lançados ao longo do ano. Curiosamente, o CEO da LG Electronics disse em seu discurso que a empresa não irá mais fabricar TVs LCD convencionais (mais detalhes aqui).

A Samsung, que saiu atrasada na corrida do 4K, está exibindo em Las Vegas o já anunciado modelo de 85″, além do novo led de 75″, que acabamos de testar para a edição de fevereiro da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL. Tem também um protótipo de 110″, a conferir. Suas novidades estão mais na área de software, com um novo sistema de navegação pela plataforma smart e um sistema mais refinado de reconhecimento de voz.

Por seu lado, a Sony foi quem causou (para mim, pelo menos) a maior surpresa até agora, ao exibir o primeiro TV OLED 4K. Este artigo mostra como as duas tecnologias, em separado, têm seus defensores e também seus críticos. Mas ninguém até agora havia falado em combiná-las num mesmo aparelho, até porque seu preço final deve ser proibitivo. Na verdade, o que a Sony está mostrando na CES é um protótipo, sem previsão de lançamento, por enquanto.

Vamos continuar de olho, para ver se a CES 2013 apresenta outras coisas tão (ou mais) interessantes quanto.

3 thoughts on “Atirando para todos os lados

  1. Orlando:

    Parece que vai fcar difícil para os jornalistas, que testam os tvs nas revistas, com o OLED/4K.

    Hoje ainda existem parâmetros a serem analisados nos testes de tv(nível de preto,vazamentos de luz,fideldade de cores,resolução dinâmica,etc).

    Como vai ser com o OLED/4K,com pretos infinitos,cores precisas,resolução dinâmica impecável e imagem como o real?O que vai diferenciar um tv do outro?

    Quem viver verá…(ou não,se o OLED se mostrar mesmo inviável)

  2. Orlando, desculpe, mas você poderia citar uma fonte em inglês para o anúncio da LG que não irá mais fabricar TVs LCD convencionais ? Neste caso seria o TV LCD com “back light” ou também LED? Parabéns pelo site e obrigada por todas as informações compartilhadas.

  3. Olá Patricia, obrigado pela msg. Na verdade, a frase foi dita pelo presidente da LG/USA, Wayne Park, durante a apresentação dele na CES. Ele disse textualmente: “A partir deste ano, não iremos mais lançar TVs LCD com backlight convencional CCFL, apenas os modelos com backlight de led.” Abs. Orlando

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