Os vídeos são didáticos, com apresentação de John Dahl, diretor de treinamento da THX, que tive o prazer de conhecer pessoalmente anos atrás. Dão até a impressão de que tudo é muito fácil. A ideia foi usar uma sala de verdade, numa casa onde residem um casal e seus dois filhos pequenos, como “modelo” para um projeto de home theater. Em capítulos, Dahl vai explicando os desafios do local, por que foram escolhidos cada um dos aparelhos e como foram instalados. Gostei da sua conclusão: “O mais importante de tudo são os assentos.” Para ele, que dirige uma equipe com centenas de pessoas, a maioria dos consumidores parte logo para comprar os equipamentos, sem analisar as condições do espaço disponível. “Deveria ser exatamente o contrário: os aparelhos é que têm de ser adaptados à sala.”
Nos últimos anos, a THX desenvolveu também metodologias para ajustes de vídeo em ambientes residenciais e comerciais, para som automotivo, auditórios, estúdios etc. E, assim como já tinha feito com áudio, criou selos de certificação que são vendidos aos fabricantes de equipamentos e aos donos de espaços comerciais. Há quem não confie muito nesses selos, mas o fato é que todo aparelho certificado THX é mais valorizado. Segundo o site da revista americana Electronic House, a empresa oferece treinamento continuado a centenas de profissionais, entre instaladores, projetistas e designers acústicos, que podem então ostentar esse aprendizado em seus currículos.
É um trabalho que deixa Dahl e sua equipe orgulhosos. “Estamos salvando o planeta de usar áudio e vídeo de má qualidade”, diz ele. Bem, depois de ver os vídeos a única recomendação que posso dar aos leitores/consumidores é: não tentem fazer aquilo em casa, chamem um profissional.
Lembram-se de quando comentávamos sobre cotas na TV paga? Parece que faz tanto tempo... (cliquem…
Duas semanas após o anúncio das novas tarifas pelo governo americano, a…
Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…
No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…
Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…
São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…