Categories: Uncategorized

No país dos espertinhos

Decididamente, a velha frase atribuída a Steve Jobs, de que o Brasil não merecia seus investimentos, nunca fez tanto sentido quanto agora. Depois de perder sua marca mais valiosa (iPhone) para a Gradiente, caso ainda passível de reversão na Justiça, a Apple se vê diante de novo inbroglio jurídico. Um tal de IBDI (Instituto Brasileiro de Direito da Informática), do qual confesso nunca ter ouvido falar, entrou nesta quinta-feira com ação coletiva na 12a. Vara Cível do Distrito Federal acusando a empresa americana de “prática comercial abusiva”. A acusação se refere ao lançamento do iPad 4, em outubro do ano passado, sete meses depois de seu antecessor, o iPad 3.

A notícia, de tão esdrúxula, está agora em alguns dos principais sites de tecnologia americanos. Mais ainda porque o IBDI pede que a Apple indenize “todos os consumidores” que adquiriram o iPad 3. A alegação é que a Apple “quebrou o paradigma” de seus lançamentos anuais e não avisou os consumidores brasileiros. “O consumidor achava que estava comprando um equipamento de ponta, sem saber que já era uma versão obsoleta”, disse o advogado do IBDI, Sergio Palomares.

Por que essa ação foi ajuizada somente agora, e não na época do lançamento, não foi explicado. Mais estranho ainda: procurado pelo site Techlinhas, o IBDI informou que não sabe da ação, que só foi publicada pelo Jornal do Comércio, de Porto Alegre; o Instituto inclusive a desmentiu, através do Twitter. Mas o advogado Palomares confirmou tudo.

De duas uma: ou esse advogado é mais um espertalhão, que quer ganhar dinheiro fácil, ou o IBDI tem dinheiro de sobra para gastar com ações judiciais.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago