Categories: Uncategorized

Netflix, de olho nos pequenos

O ótimo site IPNews, especializado em telecom, divulgou recentemente uma raridade: notícias sobre a Netflix. Esta é uma das empresas mais fechadas do mundo, seguindo a “tradição” de outras gigantes da tecnologia, como Apple, Amazon e Oracle. A não ser o que divulgam (por força de lei) em suas assembleias de acionistas ou em esparsas entrevistas, pouco se sabe sobre elas.

No caso da Netflix, que começou a operar no Brasil há cerca de dois anos e já é, de longe, a maior fornecedora de conteúdo digital sob demanda no país, os segredos são ainda mais bem protegidos. Mas Flavio Amaral, executivo brasileiro que atua na área técnica da empresa, participou de um evento em São Paulo, em junho, e revelou parte da estratégia para crescer no mercado brasileiro. Segundo ele, a Escandinávia – região composta de cinco países: Suécia, Dinamarca, Finlândia, Noruega e Islândia, que somam pouco mais de 20 milhões de habitantes – consegue gerar mais tráfego, em gigabytes, do que o Brasil inteiro. “A Escandinávia mostra que um provedor pequeno pode prover acesso bom ao conteúdo, e essa é uma realidade que temos que mudar no Brasil”, disse Amaral.

Apesar da infraestrutura sofrível (54% dos usuários brasileiros só têm acesso a, no máximo, 2Mbps), Amaral acredita no potencial do país. E, para expandir os negócios aqui, pretende intensificar parcerias com pequenos e médios provedores. A Netflix se propõe a fornecer um servidor, que atualiza os conteúdos diariamente, e o provedor deve se comprometer com conexões de fibra óptica para seus clientes, que teriam velocidade de 10Gbps.

Que o número de provedores médios e pequenos está crescendo, já se sabe. Mas as grandes operadoras estão investindo pesado, e tudo indica que teremos nos próximos dois ou três anos um enorme salto de qualidade nesse setor, apesar das barbeiragens do governo. O desafio para a Netflix, portanto, é chegar nos locais certos antes de Net, Vivo, Oi, GVT etc. Difícil? Claro, mas também é difícil imaginar momento mais oportuno para quem quer conquistar o mercado.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago