Categories: Uncategorized

Quando toda superfície é uma tela

Ultimamente, as bolas de cristal têm andado um tanto embaçadas. A quantidade de futurólogos aumenta na mesma proporção em que surgem inovações tecnológicas – e estas, como se sabe, nascem quase todos os dias. Sim, a maioria das previsões não se concretiza, mas como as pessoas têm memória curta os mesmos profetas continuam em ação.

Um dos segmentos em que mais se tem evoluído é o dos displays. Além da alta e da altíssima definição, a descoberta das superfícies sensíveis ao toque abriu um vasto horizonte para experimentações. Não estou falando de tablets e smartphones, mas de um novo campo científico que pode nos levar a um mundo muito mais interativo. Não vou aqui dar uma de futurólogo, mas acho empolgante imaginar o que pode surgir, por exemplo, do projeto WorldKit. Trata-se de um laboratório de pesquisas especializado em interação homem-computador, vinculado à Universidade Carnegie Mellon (CMU), de Pittsburgh (EUA). Professores e pesquisadores partiram de um princípio simples – o uso de câmeras acopladas a projetores – para criar telas touchscreen sobre superfícies como paredes, mesas, portas e até sofás (vejam o vídeo de demonstração).

“A câmera identifica a superfície e um sensor gera informações que permitem projetar imagens interativas, de tal maneira que o usuário, com as próprias mãos, pode mover objetos ali”, explica, de forma bem simplificada, o prof. Robert Xiao, um dos idealizadores do projeto. Um segredo está no tipo de câmera, a mesma utilizada em aparelhos como o Kinect, sensor de movimentos do videogame Xbox. Um software faz a combinação das informações captadas pela lente da câmera, que acionam as respostas do projetor.

Este site explica tudo com mais detalhes, em inglês. Mas é preciso ver as imagens para acreditar.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago