Categories: Uncategorized

TV Panasonic de 65″. E não é plasma!

Foram cerca de 45 minutos, com vários apresentadores, e em nenhum momento se ouviu a palavra “plasma”. Sim, aconteceu hoje à tarde aqui em Berlim, durante a conferência de imprensa da Panasonic. Quando dois executivos da empresa abriram uma porta, e dela saiu um TV 4K de 65 polegadas (foto ao lado), todo mundo pensou na tecnologia que a maioria considera a melhor, e com a qual a resolução 4K – pelo menos na teoria – combina à perfeição.

Não era. Discretamente, a Panasonic partiu de vez para o LCD, e agora o TV de 65″ é seu produto top de linha. Sim, havia um plasma (de 60″) no estande, mas quase ninguém notou. A ordem agora é se concentrar em 4K e tentar oferecer, em LED-LCD, coisas que os concorrentes ainda não oferecem. Exemplo: certificação THX e um tal de “canal 4K”, que é como a empresa chama uma série de serviços via internet em que o usuário de seus produtos (TVs, câmeras e players) poderá acessar conteúdos 4K – isso, claro, quando houver banda larga suficiente.

O novo TV traz ainda duas características que o diferem dos demais 4K vistos até o momento. Uma é a conexão HDMI 2.0, lançada oficialmente também hoje aqui na IFA e cuja principal vantagem é aumentar em cerca de 80% a velocidade de transferência dos dados. Outra é a capacidade de processar imagens 4K na frequência de 60 quadros por segundo (60Hz), quando os modelos já lançados limitam-se a 30Hz. Na teoria, faz muita diferença. Vamos tirar a prova quando pudermos testar um desses aparelhos.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago