Categories: Uncategorized

Ópera sem fio no aeroporto

Deve ter sido deslumbrante! Em Salzburg, cidade onde nasceu um tal de Mozart, o dia 26 de agosto de 2013 certamente vai ficar marcado na memória de 650 privilegiados. Eles foram convidados para assistir à nova montagem de O Rapto do Serralho, obra não muito conhecida do compositor austríaco. Até aí, nenhuma novidade: o que mais se vê por aquelas bandas são óperas e concertos eruditos, e não apenas de Mozart.

O que fez desse espetáculo algo inédito – e por isso inesquecível – foi o fato de ter sido montado num aeroporto. E com áudio sem fio! Enquanto atores, dançarinos e cantoras se apresentavam, os convidados podiam se movimentar à vontade em torno do cenário, como se fossem parte da cena, numa área calculada em 13.700 metros quadrados (mais ou menos equivalente a um campo de futebol). Lá fora, aviões pousando e decolando normalmente: seu ruído estava previsto na montagem e ninguém reclamou. O áudio da peça foi transmitido via rede sem fio (UHF) para players MP3 espalhados por toda a área.

Detalhe importante: o evento ocupou dois hangares do aeroporto (na foto), sendo que o “palco” ficou a 150 metros da orquestra! Atores e músicos não se viam, tudo era guiado pelo áudio extraído de microfones da marca Sennheiser. Mais ainda: um canal local de TV transmitiu tudo ao vivo para 19 países, com 16 câmeras posicionadas estrategicamente. Também houve transmissão pela internet. Agora, é torcer para que tudo tenha sido gravado e nos chegue em alta definição, o quanto antes.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago