aeroportoDeve ter sido deslumbrante! Em Salzburg, cidade onde nasceu um tal de Mozart, o dia 26 de agosto de 2013 certamente vai ficar marcado na memória de 650 privilegiados. Eles foram convidados para assistir à nova montagem de O Rapto do Serralho, obra não muito conhecida do compositor austríaco. Até aí, nenhuma novidade: o que mais se vê por aquelas bandas são óperas e concertos eruditos, e não apenas de Mozart.

O que fez desse espetáculo algo inédito – e por isso inesquecível – foi o fato de ter sido montado num aeroporto. E com áudio sem fio! Enquanto atores, dançarinos e cantoras se apresentavam, os convidados podiam se movimentar à vontade em torno do cenário, como se fossem parte da cena, numa área calculada em 13.700 metros quadrados (mais ou menos equivalente a um campo de futebol). Lá fora, aviões pousando e decolando normalmente: seu ruído estava previsto na montagem e ninguém reclamou. O áudio da peça foi transmitido via rede sem fio (UHF) para players MP3 espalhados por toda a área.

Detalhe importante: o evento ocupou dois hangares do aeroporto (na foto), sendo que o “palco” ficou a 150 metros da orquestra! Atores e músicos não se viam, tudo era guiado pelo áudio extraído de microfones da marca Sennheiser. Mais ainda: um canal local de TV transmitiu tudo ao vivo para 19 países, com 16 câmeras posicionadas estrategicamente. Também houve transmissão pela internet. Agora, é torcer para que tudo tenha sido gravado e nos chegue em alta definição, o quanto antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *