Falando em GfK, nesta segunda-feira foi divulgada a carta de intenções em que quatro das maiores redes de televisão do país (Band, SBT, Record e Rede TV) prometem contratar pesquisas sobre audiência feitas pela empresa alemã. Como se nota, a única que ficou fora foi justamente a maior delas, a Globo, que há décadas é apontada pelo Ibope como líder absoluta de audiência. Depois de inúmeras trombadas e ameaças com o Instituto Brasileiro de Opinião e Pesquisa (hoje Ibope), do qual sempre desconfiaram, finalmente agora as concorrentes da Globo podem contar com um novo fornecedor.
A GfK promete atuar num universo mais amplo, entrevistando telespectadores em 1,2 mil residências na Grande SP e 920 no Grande Rio; isso, segundo o site especializado Meio & Mensagem, significa 1,5 mil domicílios a mais que o Ibope. Um contrato de cinco anos a ser assinado pelas emissoras irá render cerca de US$ 100 milhões, diz comunicado do próprio grupo alemão, o que representa 40% menos do que todas gastam atualmente com o tão criticado Ibope.
Além do fato de que concorrência é sempre bem-vinda, resta saber como irá reagir a empresa de pesquisas mais tradicional do país, acostumada a atropelar seus competidores. Sabe-se que a aproximação do GfK com as redes foi intermediada pelo SBT, eterno crítico dos métodos do Ibope. Mas este ainda é muito forte – pelo menos enquanto conseguir manter a exclusividade com a Globo.
Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…
Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…
Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…
Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…
A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…
Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…
View Comments
Eu sempre achei que estas pesquisas eram pura balela. Já não possi dizer isso, o Ibope me visitou, perguntou um zilhão de coias e ainda deixou um gigantesco questionário para eu responder. Depois de tanto trabalho, espero mesmo que as respostas guiem a oferta de serviços e produtos.