Categories: Uncategorized

Samsung: toda força ao OLED

Enquanto outros fabricantes ainda pensam se vão ou não lançar displays OLED, a Samsung já faz suas projeções para vendas do chamado Flex-OLED, dispositivo que utiliza telas flexíveis feitas de material orgânico (como estas da foto). Numa reunião com seus executivos na semana passada em Seul, o CEO do grupo, Oh-Hyun Kwon, apontou a tecnologia OLED como “o futuro da empresa” e previu que até 2018 nada menos do que 40% dos aparelhos móveis serão do tipo flex.

Na CES, em janeiro, provavelmente a Samsung irá mostrar os protótipos – o primeiro foi o Galaxy Gear, relógio digital com tela arredondada, que vimos na IFA, em setembro. Mas, pelo visto, vem muito mais pela frente. Mr. Kwon anunciou a meta de lançar comercialmente em 2015 os primeiros smartphones com tela dobrável (na IFA, foi mostrado o protótipo Youm).

Esse otimismo todo não é gratuito: em dezembro, a Samsung irá quebrar a barreira de 500 milhões de paineis AMOLED produzidos. Notem bem: segundo o site especializado OLED-Info, no início do ano a conta estava em 300 milhões; ou seja, em menos de doze meses a empresa conseguiu produzir 200 milhões desse componente, ou 560 mil por dia! AMOLED é uma versão dos displays orgânicos baseada no processo conhecido como “matriz ativa” para ativação dos pixels; é o processo usado atualmente nos TVs OLED.

A pergunta que fica é: e quanto aos displays maiores, como os dos TVs? Já temos modelos OLED no mercado e sabemos que os coreanos (Samsung e LG) já estão na dianteira também nesse campo. Mas será que existe o mesmo entusiasmo que se vê no caso dos smartphones? Por enquanto, não é possível saber. Mas no evento surgiram alguns números:

*A Samsung já detém mais de 9 mil patentes ligadas à tecnologia OLED;

* Dos US$ 6 bilhões que o grupo está investindo este ano, mais da metade é direcionada a OLED; em 2015, serão 70%; e em 2017, 85%;

*E as receitas advindas desse investimento, que em 2014 representarão metade do total no segmento de displays, em 2020 chegarão a 70%.

Acho que está bom, não?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago