Categories: Uncategorized

Em busca dos desenvolvedores

Mais um passo na direção da “conectividade total” ou, se preferirem (o termo está um tanto gasto), da convergência entre as telas. A LG anunciou nos EUA que está abrindo o código de seus aparelhos smart para estimular desenvolvedores a criarem mais aplicativos. O chamado Connect SDK, que pode ser acessado aqui, em inglês, consiste em facilitar a transferência de apps de celulares e tablets para os TVs da marca.

Nesta primeira fase, são oferecidas cinco plataformas para os profissionais da matéria: Roku (serviço de streaming semelhante ao Netflix, mas não disponível no Brasil), Chromecast (software da Google que “transforma” qualquer TV em smart), Amazon Fire TV (novo serviço de vídeos da loja virtual), WebOS (sistema operacional que a LG adquiriu da HP no ano passado e está usando em alguns TVs) e a plataforma smart dos próprios TVs LG lançados a partir de 2012.

Segundo a empresa, o desenvolvedor só vai precisar adicionar um código ao seu aplicativo para torná-lo compatível com qualquer dessas plataformas. Se for isso, ótimo: recursos hoje usados somente em smartphones poderão ser transplantados para a tela grande e, melhor ainda, o usuário terá acesso a eles com a mesma interface, não importa qual aparelho esteja usando naquele momento. É o sonho de todo desenvolvedor, já que esse profissional geralmente é remunerado a cada vez que alguém baixa o seu app. Vamos ver se o pessoal se anima.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 dia ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago