lg-connect-sdkMais um passo na direção da “conectividade total” ou, se preferirem (o termo está um tanto gasto), da convergência entre as telas. A LG anunciou nos EUA que está abrindo o código de seus aparelhos smart para estimular desenvolvedores a criarem mais aplicativos. O chamado Connect SDK, que pode ser acessado aqui, em inglês, consiste em facilitar a transferência de apps de celulares e tablets para os TVs da marca.

Nesta primeira fase, são oferecidas cinco plataformas para os profissionais da matéria: Roku (serviço de streaming semelhante ao Netflix, mas não disponível no Brasil), Chromecast (software da Google que “transforma” qualquer TV em smart), Amazon Fire TV (novo serviço de vídeos da loja virtual), WebOS (sistema operacional que a LG adquiriu da HP no ano passado e está usando em alguns TVs) e a plataforma smart dos próprios TVs LG lançados a partir de 2012.

Segundo a empresa, o desenvolvedor só vai precisar adicionar um código ao seu aplicativo para torná-lo compatível com qualquer dessas plataformas. Se for isso, ótimo: recursos hoje usados somente em smartphones poderão ser transplantados para a tela grande e, melhor ainda, o usuário terá acesso a eles com a mesma interface, não importa qual aparelho esteja usando naquele momento. É o sonho de todo desenvolvedor, já que esse profissional geralmente é remunerado a cada vez que alguém baixa o seu app. Vamos ver se o pessoal se anima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *