Categories: Uncategorized

TV paga sobe na audiência

Levantamento divulgado no fim de semana pelo site Notícias da TV, do jornalista Daniel Castro, revela que vem subindo acima da média a audiência dos canais pagos no Brasil. Na medição de março, foram 7,2 pontos, que projetados para o país inteiro equivalem a 4,2 milhões de telespectadores por dia. A marca anterior, de 6,9 pontos, havia sido alcançada em 2006, na época do horário eleitoral; agora, mesmo sem ter começando ainda a campanha, parece que mais gente sintoniza os canais fechados, e numa proporção ascendente.

Só para lembrar: o último levantamento da Anatel informa que em março existiam 18,4 milhões de domicílios atendidos por alguma operadora de TV paga; cada ponto de audiência significa 1% disso, ou seja, cerca de 184 mil residências. Como se sabe, desde sempre a campeã de audiência na TV por assinatura vem sendo a Globo, com seu sinal aberto, já que muita gente compra seu pacote simplesmente para ter uma imagem de melhor qualidade. Diz a tradição que o número de assinantes ligados na Globo sempre é maior do que todos os canais pagos somados.

Pois outra novidade apontada pelo site é que essa realidade está mudando: dona Globo já não é mais tão soberana. No ano passado, perdeu essa “disputa”, o que significa que mais pessoas estão descobrindo as atrações oferecidas pelas operadoras (as outras redes abertas nem entram no ranking). A partir de janeiro último, a diferença começou a subir em favor dos canais pagos: de 0,16 ponto (teoricamente, uns 30 mil domicílios) para 1,87 em fevereiro (344 mil), saltando para 2,17 (cerca de 400 mil) em março.

Antes que os inimigos da Globo saiam comemorando, vale lembrar outra estatística interessante: o canal pago que mais cresce é o Viva, da Globosat, cuja programação é toda voltada a reprises da emissora do Jardim Botânico. Ou seja, o público não deve estar gostando mesmo é dos programas atuais; prefere ficar com os velhos campeões de audiência, na base do vale-a-pena-ver-de-novo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

16 horas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago